64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CIENTISTAS NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FÍSICA AMBIENTAL
Edicleia da Frota Pereira 1
Luiz Alberto Araújo Ferreira Filho 2
Cleidiane Cavalcante da Costa 3
Cleidinéia Cavalcante da Costa 4
Marlize Moreira Pimentel 5
Nilzilene Ferreira Gomes 6
1. graduada/Curso de Licenciatura Plena em Matemática - UFPA
2. graduado/Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda - FIT
3. graduanda/Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – ULBRA
4. mestranda/Curso de Pós-Graduação em Ciência – Física de Materiais – UFOP
5. graduada/Curso de Licenciatura em Física Ambiental - UFOPA
6. Profª MSc./Docente do Curso de Licenciatura em Física Ambiental - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A imagem do cientista há tempos tem uma representação distorcida da realidade. A mídia é a principal responsável por personificar e influenciar a população a associar o cientista a estereótipos de uma figura atrapalhada, genial, cheio de tiques, vestido de jaleco branco e óculos de grau. Os meios de comunicação constituem como esfera efetiva de socialização e composição das identidades. Um exemplo claro nos dias atuais são representações com tais características nos desenhos animados. Neste trabalho tratamos sobre a evolução da Ciência, dando destaque ao papel do cientista no contexto social, a fim de realizar um rompimento da visão que se tem a seu respeito, dando ênfase a biografia e curiosidades da vida de alguns cientistas, mostrando que são pessoas comuns. Com o objetivo de identificar se essas noções errôneas estão presentes também no espaço universitário, que é um ambiente científico, foi realizada em 2010 uma pesquisa no Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi realizada em 2010 durante a disciplina Estagio II. Participaram 70 estudantes de 4 turmas distintas. A primeira etapa consistiu na formulação e aplicação de um questionário, contendo uma única pergunta “Cite o nome de três importantes cientistas”. Após a aplicação, passamos à 2ª etapa, quando os dados obtidos foram transferidos para um programa de planilha eletrônica de cálculo a fim de que, com auxilio de ferramentas deste programa, organizássemos os dados para uma melhor visualização, facilitando a análise. A última etapa consistiu em uma pesquisa biográfica da vida dos três cientistas mais mencionados e por fim preparado um seminário relatando a história pessoal destes grandes homens, realçando situações comuns que estiveram sujeitos.
RESULTADOS:
A enquete aplicada contabilizou 210 votos. A apuração dos dados apontou como cientistas mais citados: Galileu Galilei (9%), Issac Newton (19%) e Albert Einstein (19%). Além destes foram citados o nome de mais 57 cientistas, entre os quais algumas personalidades contemporâneas. Percebeu-se que o reconhecimento destes três cientistas não foi por acaso, pois eles contribuíram para a evolução da ciência. Mas, por outro lado verificou-se que a percepção da maioria dos estudantes universitários está presa as idéias concebidas ainda no ensino médio, onde os nomes mais citados são justamente os mais votados aqui. Vale ressaltar que o ambiente presente na universidade é científico, independente de área de atuação, portanto, encontra-se repleto de cientistas, mas que não são identificados como tais. Os alunos universitários, ainda estão sujeitos a concepções idealistas de cientistas, tanto que durante a palestra mostravam-se surpresos com as biografias a respeitos destas personalidades.
CONCLUSÃO:
Com a finalização da investigação foi possível concluir que até mesmo o ambiente universitário possui uma noção equivocada do cientista e ao ser esclarecido sua humanidade, por meio de suas Histórias de vida, foi proposto o rompimento desses paradigmas pré-concebido, mostrando que são pessoas comuns, que obtiveram méritos, devido seus esforços e dedicação.
Palavras-chave: História da Ciência, Concepções sobre cientistas, Licenciatura em física.