64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
NIVEL TECNOLOGICO DA PISCICULTURA NO MUNICIPIO DE CAPITÃO POÇO-PA
Clívia da Conceição Mar 1
Lillian Matias de Oliveira 1
Gilmyson Ryan Rodrigues de Oliveira 1
Lucilene Rodrigues dos Santos 1
Marcus Alberto Ribeiro Macedo 1
Andréia Damasceno Costa 1
1. Universidade Federal Rural da Amazonia-Campus Capitão Poço
INTRODUÇÃO:
Capitão Poço é um município que se localiza na Mesorregião Nordeste Paraense, Microrregião do Guamá, a 226 km da Capital do Estado, tendo acesso pelas BR 316 e 010 e PA 253. A cidade insere-se no Planalto Rebaixado da Zona Bragantina, apresenta o clima mesotérmico e úmido e a temperatura média anual é elevada, em torno de 25ºC. O rio Guamá é o de maior importância no município, servindo de limite entre Capitão Poço e Ourém, em toda a sua porção norte e leste. Para o rio Guamá converge toda a trama de pequenos rios e igarapés que se inserem no município. A produção de peixe em cativeiro no município de Capitão Poço é uma atividade que já se desenvolve há mais de 10 anos, segundo os piscicultores, porém, só recentemente é que houve um desenvolvimento mais acelerado. O associativismo passou a ser interlocutora junto aos órgãos estatais no sentido de conseguir apoio e captar recursos para a atividade. O objetivo da pesquisa foi analisar através de estatística descritiva o nível tecnológico da piscicultura, evidenciando possíveis melhoras.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi feita através de um levantamento de campo que identificou vinte piscicultores, que estão distribuídos em todo o território, tanto na área urbana e na área rural do município de Capitão Poço – PA. Foram aplicados questionários contendo neles perguntas abertas e fechadas e também através de entrevistas informais com os produtores, para se obter informações importantes sobre forma de produção, comércio e outros aspectos.
RESULTADOS:
Os piscicultores de Capitão Poço estão organizados em uma cooperativa. Verificou-se que dos dezenove associados, dez não possuem produções individuais, trabalhando apenas na área da entidade, ou seja, se dedicam à produção coletiva. A estrutura mais utilizada é a de tanques escavados, das mais variadas formas e tamanhos, trabalhada por todos os piscicultores do município. Uma parte dos piscicultores (85%) recorre a um produtor privado para a aquisição de alevinos. Outra pequena parte (9%) é adquirida mediante doação de órgãos governamentais, e 6% possuem produção própria. Segundo os entrevistados eles afirmaram que a maior dificuldade para a produção é a falta de recursos financeiros para investimentos, com 38% e também conseguir alevinos de qualidade e em quantidade, com 31%. Foi citado por todos os produtores que o transporte é o maior empecilho para a comercialização. O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é a instituição mais citada em relação ao apoio prestado ao grupo, notadamente em relação à assistência técnica e social, através de cursos e consultorias. Uma sugestão apontada pelos piscicultores para melhores condições do segmento é a liberação do Cadastro Ambiental para os produtores. A maioria, 60%, possui ensino fundamental incompleto. A renda média família é de R$ 1869,20.
CONCLUSÃO:
Conclui-se com este trabalho de pesquisa que o município de Capitão Poço pode vir a ser um grande produtor pscícola tendo em vista que o mesmo possui um número considerável de produtores de peixe no região. E pode se dizer também que o município encontra-se em um nível médio de desenvolvimento tecnológico e em plena expansão tanto tecnológica como territorial,e vem ganhando destaque também na movimentação econômica no que diz respeito a economia da região que também e influenciada por este mercado. E para muitas famílias a criação de peixe e muito mais que um simples meio de trabalho e a forma que eles encontraram de ganhar a vida e sair do estado de miséria no qual se encontravam. Do ponto de vista tecnológico os elevados preços dos implementos como aerador entre outros dificultam a sua aquisição, problema este que mais adiante a associação (ASACAP) possivelmente o solucionara.
Palavras-chave: produção, Capitão Poço, piscicultura.