64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A experiência do Aquário Eutrofizado Em Um Clube de Ciências
Bruno Martins Gurgatz 1
Otávio Augusto Girardi 1
Flavia Carneiro 1
Rodrigo Arantes Reis 1
Antônio Luis Serbena 1
Irene de Oliveira Ayres 2
1. Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
2. Profa. / Orientadora - Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra
INTRODUÇÃO:
Os Clubes de Ciência do Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral consistem em espaços dinâmicos nos contra-turnos escolares, voltados para a Educação Científica, tendo em vista a necessidade de proporcionar a nossos estudantes um ensino dinâmico das ciências, no qual se estimule o educando a ser autônomo e investigativo.
A partir da crescente preocupação quanto a conservação e preservação dos corpos d’água, além da falta de saneamento que é presente em diversas comunidades do litoral paranaense, estruturou-se um Clube de Ciências com o objetivo de desenvolver um aquário representativo de um rio próximo a escola.
As atividades ocorreram no colégio estadual Joaquim da Silva Mafra, na cidade de Guaratuba, PR. A periodicidade foi de uma vez por semana, tendo em média quinze estudantes do 6º a 9º ano, com mediação de quatro acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências e Gestão Ambiental.
METODOLOGIA:
Aproveitou-se os espaços de ensino não-formal para conhecer a realidade local, analisando os canais de drenagem pluviais que correm nas imediações da escola. Além deste ambientes, os encontros também ocorreram no laboratório da escola, mantendo-o ativo e funcional na rotina escolar.
Nos primeiros encontros, foram realizadas diversos diálogos sobre a situação de diversos rios e canais próximos, constatando em diversos deles, o problema da eutrofização (desequilíbrio na quantidade de algas, devido a fatores como excesso de nutrientes). Surgiu a iniciativa de simular o efeito deste fenômeno em um aquário, buscando compreender causas, meios de evitar e principalmente sensibilizar o público escolar quanto a preservação de nossas fontes de água. Deste modo, estruturou-se um aquário de 100 litros com flurescente, baseado no Rio São João, situado no município de Guaratuba, Paraná. Este foi escolhido por ser de fácil acesso e por abastecer a cidade, exaltando sua importância. utilizou-se organismos, rochas e água provenientes do ambiente. Após a estruturação, progressivamente foram adicionadas várias doses de fertilizantes químicos na água, de forma a simular o despejo de esgoto doméstico proveniente de residências próximas à rios.
RESULTADOS:
Com a adição continua de fertilizantes, o aquário passou a expressar sintomas de um ambiente eutrofizado, como a proliferação de algas e a consecutiva morte dos peixes e camarões por falta de oxigênio, proveniente do alto consumo pela grande quantidade de algas, até ao ponto de não haver mais animais e o aquário ficar completamente verde, com algas filamentosas.
A utilização do aquário como ferramenta educacional foi efetiva devido a sua natureza prática e demonstrativa de fenômenos muitas vezes não visíveis, devido a ocorrerem em um ambiente submerso. Além do aprendizado adquirido pelo experimento da eutrofização, a montagem e manutenção de um aquário trouxe diversos conhecimentos implícitos, devido a natureza interdisciplinar. Matemática, física e química foram os temas que demandaram maior aprofundamento para concretização da estruturação do aquário, sendo trabalhados de forma não segmentada.
CONCLUSÃO:
A partir da observação do desenvolvimento da eutrofização no aquário, os participantes do clube de ciências puderam constatar que o despejo de esgoto doméstico nos córregos e rios pode ameaçar a conservação desses ambientes, assim compreendendo a necessidade de preservação, com o intuito de manter os serviços ambientais prestados, como o fornecimento de água potável e recursos pesqueiros. Além disto, o trabalho com aquário propiciou trabalhar as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e prática.
Palavras-chave: Clube de Ciências, Eutrofização, Aquário.