64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
SELEÇÃO DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ASSOCIADAS A PLANTAS DE CANA SOCA
Cicero Geraldo Gualter dos Santos 1
Maria Jacyelle dos Santos Muniz 1
Narcizo Lacerda de Oliveira 1
Danubia Ramos Moreira de Lima 2
Fernando José Freire 3
Júlia Kuklinsky Sobral 4
1. Graduandos em Agronomia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
2. Doutoranda do curso de Pós-graduação em Ciência do Solos, Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana (LGBM)/UFRPE
3. Professor Adjunto, Departamento de Agronomia, UFRPE.
4. Profa. Dra./Orientadora, LGBM/UAG/UFRPE.
INTRODUÇÃO:
A produção agrícola de forma sustentável provoca a busca por alternativas que substituam os fertilizantes químicos e agrotóxicos. Neste contexto, a fixação biológica de nitrogênio é uma alternativa ao uso de fertilizantes nitrogenados, pois diversos grupos bacterianos, denominados diazotróficos, tornam o nitrogênio atmosférico assimilável pelas plantas. Essas bactérias podem viver livres em diversos ecossistemas, estabelecendo simbiose ou estando associada à planta. As bactérias diazotróficas podem contribuir para o crescimento vegetal não só pelo fornecimento de nitrogênio, mas também por outros mecanismos como produção de fitormônios, solubilização de fosfatos, produção enzimática, entre outros. Portanto, o presente trabalho teve o objetivo de selecionar bactérias associadas a cana soca que apresentem capacidade de fixar nitrogênio in vitro.
METODOLOGIA:
Foram avaliadas 20 bactérias isoladas de plantas de cana-de-açúcar, após a primeira rebrota, cultivadas em Pernambuco, pertencentes à coleção de culturas microbianas do Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana (LGBM) da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE). A seleção de bactérias fixadoras de nitrogênio foi realizada através de cultivos sucessivos em meio de cultura semi-sólido NFb, livre de fonte nitrogenada, incubadas a 28°C por 8 dias, segundo Dobereiner et al. (1995). Os experimentos foram realizados em triplicatas e o resultado positivo foi caracterizado pela formação de um halo horizontal de crescimento no interior do meio de cultura.
RESULTADOS:
Na avaliação das 20 bactérias associadas a plantas de cana soca, cultivadas em Pernambuco, foi observado que 45% das bactérias, ou seja, nove isolados, mostraram-se positivas para o teste de fixação de nitrogênio, apresentando halo horizontal de crescimento no interior do meio de cultura. O meio de cultura NFb não apresenta fonte nitrogenada e sua condição é semi-sólido, criando um ambiente com baixo nível de oxigênio, semelhante ao que ocorre em nichos no solo ou na planta, onde estão localizadas bactérias associadas a raízes de plantas. Logo, os resultados obtidos mostram que a cultura de cana-de-açúcar no estado de Pernambuco possui um bom índice de bactérias fixadoras de nitrogênio, que poderá influenciar positivamente no crescimento vegetal da planta, já que o nitrogênio é um elemento essencial no crescimento da planta. Essas bactérias poderão ser, posteriormente, avaliadas em experimentos de inoculação, em plantas de cana-de-açúcar, visando a diminuição do uso de fertilizantes nitrogenados.
CONCLUSÃO:
Ao término deste trabalho, conclui-se que há bactérias fixadoras de nitrogênio associadas a plantas de cana-de-açúcar no estado de Pernambuco capazes de fixar nitrogênio in vitro. Portanto, são potenciais candidatas a experimentos de promoção de crescimento vegetal para o cultivo da cana-de-açúcar, visto que a cultura, como muitas outras, necessita de uma grande quantidade de nitrogênio.
Palavras-chave: Bactérias endofíticas, Fixação Biológica de Nitrogênio, Interação bactéria/planta.