64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 15. Sistemas Operacionais
Vision Access: Sistema de Reconhecimento e Síntese de Voz para Deficientes Visuais
Joabe Souza da Silva 1
Laryssa Nogueira dos Anjos Araújo 1
Simone Bandeira Azevedo de Melo 2
Artur Bernardo Silva Reis 3
1. Estudante - Ens. Médio Integrado ao Técnico em Informática - IFMA
2. Profa. Msc./ Orientadora - Depto de Ensino Técnico - IFMA
3. Prof. Esp./ Co-orientador - Depto de Ensino Técnico - IFMA
INTRODUÇÃO:
A utilização do computador vem se tornando cada vez mais essencial no mundo atual, principalmente no mercado de trabalho, os avanços na área da informática e a penetração das novas tecnologias no nosso cotidiano fazem com que, em praticamente todas as profissões, aumente a procura por mão-de-obra qualificada (COSTA, 1995).
Nessa perspectiva, A ERA DA INFORMAÇÃO traz conceitos da economia, como produtividade e qualidade, para criar novos caminhos para o desenvolvimento e exige uma nova postura diante de suas mudanças sociais.
Pensando nessa questão tem-se observado que uma grande parcela da comunidade ainda não está inserida nesse contexto, como é o caso dos deficientes visuais. Para o Deficiente Visual, como para qualquer outra pessoa, obter e aplicar conhecimento passa a ser item básico para enfrentar essas mudanças. A informação não-acessível é a maior barreira aos deficientes visuais, não é justo que por um individuo ser ou estar desprovido de suas plenas capacidades visuais, fosse incapacitado de utilizar da tecnologia informacional. Ainda que impossibilitado de enxergar, uma pessoa com esse tipo de deficiência pode se comunicar com outras pessoas através da voz e receber informações através da audição.
Diante desse contexto o objetivo desse projeto é desenvolver um sistema computacional baseado na utilização de comandos de voz para auxiliar os deficientes visuais, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, proporcionando-lhes acessibilidade no ramo informacional.
METODOLOGIA:
Para podermos criar um sistema que proporcione uma ampliação no acesso dos deficientes visuais ao computador utilizamos ferramentas de programação, dentre essas ferramentas está a própria linguagem de programação Java e suas API’s, e até mesmo softwares externos como o IBM ViaVoice.
A principal API utilizada além da própria API padrão Lang, foi a JavaSpeech, que é uma biblioteca de tecnologia de síntese e reconhecimento da fala que melhora a acessibilidade aos computadores para muitas pessoas com limitações físicas. Duas tecnologias de fala são suportadas pelo Java Speech API, uma delas é o reconhecedor de fala e a outra é o sintetizador de fala. O reconhecimento de fala fornece aos computadores a habilidade de “escutar” a língua falada e de determinar o que foi dito, ou seja, processa a entrada de áudio que contém a fala convertendo para texto. O sintetizador de fala, por sua vez, fornece o processo reverso de produzir a fala sintética do texto gerado por uma aplicação, por um applet ou por um usuário. É chamada freqüentemente como a tecnologia text-to-speech (texto para fala).
A API Java Speech é apenas um conjunto de códigos-fonte, para que seja feito o reconhecimento e a síntese da fala de fato, é necessária a utilização de um motor de síntese e reconhecimento de fala, que é o IBM ViaVoice ,um software de reconhecimento e sintese de voz desenvolvido em português. Ele exige a conexão com um dispositivo de saída de audio e um microfone.
RESULTADOS:
A partir das pesquisas realizadas sobre acessibilidade, deficiência visual, e programação, conseguimos desenvolver um protótipo do sistema Vision Access.
Ao executar o programa, é feita uma verificação da autenticidade do usuário, caso o usuário e a senha estejam corretos ele entra no sistema. Desde esta primeira parte do programa todas as informações exigidas são pedidas ao usuário através do sintetizador, o qual também sempre fala ao usuário as funções disponibilizadas na parte do sistema em que o usuário se encontra, evitando assim que ele se perca por não poder ver o que está acontecendo.
A tela inicial do sistema tem uma barra de menus com os menus Arquivo, Texto, Multimídia, Configurações, e Ajuda; com o passar do mouse sobre cada menu o sintetizador fala seu nome, e o mesmo ocorre com cada item de cada menu.
A maioria dos itens dos menus abre alguma aplicação do sistema, como o item Editor de Texto do menu Texto. Optando por esse item é aberto o aplicativo editor de texto do sistema, nesse aplicativo é possível carregar textos, ler textos e editá-los, pois ele sempre fala cada novo caractere digitado, podendo também ler o texto por completo, podendo também salvar cada texto em um arquivo *.txt.
Esse editor de texto é fundamentado na mesma ideia que rege todos os outros aplicativos do sistema, o qual posteriormente receberá a funcionalidade de comando de voz em todas as suas funções, em seu estágio atual apenas alguns controles de janela obedecem aos comandos de voz.
CONCLUSÃO:
A partir dos estudos realizados a respeito da problemática encontrada na interação entre o deficiente visual e o computador, foi desenvolvido um sistema capaz de propiciar um aumento no acesso dos deficientes visuais ao computador pessoal utilizando a tecnologia de síntese de voz para apresentar dados em forma de som, para permitir a interação com o computador através do sentido da audição.
Através de sistemas assim os deficientes visuais poderão se igualar as outras pessoas no campo da informática sem ter a falta total ou redução da visão como uma barreira.
Palavras-chave: Reconhecimento, Síntese de Voz, Deficiente Visual.