64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
DIÁLOGO COM OS PAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Alaércio Moura Peixoto de Jesus 1
Edinete Ribeiro de Lima Santos 2
Milca Souza Rodrigues Cardozo 3
Samarina Gonçalves Ferreira 4
Fabiana Rodrigues dos Santos 5
Thereza Cristina Bastos Costa de Oliveira 5
1. Aluno-bolsista do Grupo PET Educação e Sustentabilidade/CAPES - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
2. Graduanda do curso de Licenciatura em Letras do Centro de Formação de Professores (CFP) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
3. Graduanda do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
4. Aluna-bolsista do Programa de Iniciação a Docência/CAPES - PIBID Química - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
5. Profa. Dra. / Orientadora - Centro de Formação de Professores (CFP) - UFRB
INTRODUÇÃO:
A participação da família nas decisões sobre as atividades escolares que visem à inclusão de todos os alunos é muito relevante e pode contribuir de maneira significativa no processo de interação, cooperação e aceitação das diferenças e superação de preconceitos entre as crianças. Porém, para que os interesses estabelecidos entre a escola e a família viabilizem a educação é necessário um estreitamento das relações na qual se leve em conta tanto os saberes e experiências dos pais quanto dos educadores. A participação da UFRB através desse projeto objetivou o intercâmbio de informações visando a participação da família numa proposta de educação inclusiva. Baseando-se na ideia de que um maior estreitamento da relação família x escola pode contribuir para que a inclusão seja mais factível a partir da mútua colaboração.
METODOLOGIA:
Este projeto foi desenvolvido a partir da pesquisa colaborativa utilizando o grupo focal. Foram utilizadas estratégias de comunicação para fomentar atitudes proativas das famílias frente à educação inclusiva. O trabalho foi desenvolvido a partir de encontros quinzenais e o procedimento para coleta de dados foi feito através do registro em diário de campo dos pesquisadores. Foram utilizados filmes referentes à educação especial que abordam situações do cotidiano escolar e também livros que levantam temas relacionados ao convívio com as diferenças. Nesses encontros os pais foram convocados a analisarem criticamente sobre os contextos das obras apresentadas, bem como a fazerem uma relação do que foi apresentado com suas vivências pessoais.
RESULTADOS:
Os pais mencionaram que as condições físicas do espaço escolar são inadequadas e que há escassez de material didático para se trabalhar com as crianças com N.E.E. Perceberam a necessidade da capacitação de professores para a prática inclusiva voltada para a aceitação das diferenças e para a promoção escolar de todos os alunos. As interlocuções favoreceram reflexões acerca da inclusão no âmbito da escola e da sociedade em geral. Emergiram questões referentes às discriminações entre as crianças que não tem deficiência em relação àquelas que apresentam deficiências, como também aquelas que apresentam outras dificuldades não associadas à deficiência.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados coletados e analisados foi possível constatar que após o desenvolvimento deste trabalho os pais puderem perceber que eles podem contribuir para o acesso, permanência e promoção escolar dos alunos que apresentam N.E.E. e que a qualidade do contexto escolar e familiar constitui fator determinante para a forma como a criança vive suas dificuldades e os mecanismos que utiliza para superá-las. Essa postura implica em reconhecer as falhas no processo de inclusão escolar e com isso proporcionar condições adequadas às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças com N.E.E. e não somente destacar suas limitações ou deficiências.
Palavras-chave: Inclusão Escolar, Necessidades Educacionais Especiais, Pais.