64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ALAGOAS NO CONTEXTO TURÍSTICO
Rafael Albuquerque Muniz Falcão 1
Andréa da Silva Pereira 2
1. Universidade Federal de Alagoas – UFAL
2. Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas – UFAL
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de caráter interdisciplinar se propõe a investigar problemas de construção de sentido na esfera da comunicação publicitária, sobretudo no gênero propaganda turística, utilizando-as como material fonte em que beberemos. Será analisada a relação entre linguagem e construção de identidade tendo como referencial teórico o da Análise do Discurso que nos fornece subsídios teóricos para tratarmos da questão da identidade. Alagoas é representada através de uma matriz discursivas básica: lugar de belezas naturais incomparáveis. Objetiva-se verificar como se dá a construção identitária de Alagoas no contexto turístico à luz do paradigma discursivo de estudos da linguagem, focalizando a relação entre linguagem e construção de identidade. Escolha lexical, seleção verbal e colocação de dêiticos serão alguns dos aspectos observados.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento deste estudo de natureza qualitativa, foram utilizadas noções teóricas da análise do discurso. O corpus de análise é constituído por textos publicitários sobre o turismo em Alagoas que circulam nas principais revistas de turismo no país, assim como propagandas presentes em outros meios de comunicação. Foram feitas diversas buscas em sites de revistas eletrônicas da área de turismo e comunicação com a finalidade de coletar informações e material de análise. A análise ocorre a partir das marcas lexicais, dos qualificadores e dos campos semânticos encontrados no texto. Questiona-se que imagem é literalmente vendida do Estado de Alagoas e que elementos textuais e não textuais são direcionados para um determinado tipo de público, ou seja, o público-alvo que se pretende atingir pela mídia impressa. Baseado em pesquisa empírica, aliando teoria e prática, será problematizado e feito um passo a passo de imagens, chamando atenção para detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos ao não se analisar com o devido cuidado necessário. Desse modo, foi utilizado neste trabalho um universo de cinco propagandas turísticas, presentes em diferentes meios de comunicação, como material de análise da pesquisa.
RESULTADOS:
Percebe-se através do arcabouço de material que foi analisado no presente trabalho que a linguagem verbal e não verbal direciona para a escolha de um estereótipo de determinada cidade ou Estado. Conhecido internacionalmente pelo segmento sol e mar, Alagoas possui cenários incríveis e praias singulares que são verdadeiros cartões postais. Antes mesmo dos futuros turistas da copa do mundo atentarem às belezas naturais de Alagoas, o Estado já era vendido como, na grande maioria das vezes, destino apenas de sol e mar destacando-se pela beleza de suas praias, cuja cor do mar enche os olhos dos turistas que por muitas vezes são levados a acreditar que o Estado possui pouco a oferecer além dos atrativos naturais. A ideia do Hedonismo também está muito presente nos textos publicitários. Tendo em vista o crescente fomento dado à exploração das belezas naturais devido à copa do mundo de 2014 no Brasil, nota-se que na grande maioria do corpus analisado não é tratado muitas outras coisas além das belezas naturais alagoanas. Deixam-se de fora as riquezas culturais, patrimônios históricos, gastronomia, entre outros. O trabalho apresenta uma reflexão sobre que imagem é realmente vendida do Estado. Considera-se que há um uso abusivo da presença das belezas naturais no corpus utilizado.
CONCLUSÃO:
De acordo com a análise dos resultados, percebe-se uma visão deveras exagerada das belezas naturais de Alagoas em contraste com outras características ou atrativos que são deixados de lado e sem maiores aprofundamentos nas propagandas turísticas que buscam vender o Estado. Por uma questão ideológica as propagandas turísticas na mídia estão altamente direcionadas em exaltar e desfrutar das belezas naturais de Alagoas, porém nada é feito para que essas belezas sejam preservadas. O Estado está sendo muito explorado e grande maioria das pessoas vão realmente pra desfrutar das belezas naturais e não muito mais que isso. Observa-se então pela linguagem verbal e não verbal que quase nada da cultura local é valorizada ou exaltada, o que aponta para uma possibilidade de construção identitária restrita e enviesada da cultura local de Alagoas, criando uma visão estereotipada como sendo apenas um destino rico em belezas naturais. Ainda que longe de conclusões exaustivas sobre o assunto estudado, observa-se que circulam nos textos analisados marcas de discurso colonialista, na medida em que são ressaltadas apenas características da natureza e das praias como sendo o “paraíso perdido”, além disso, não tendo nada mais a oferecer como atrativos turísticos.
Palavras-chave: Construção identitária, Propagandas turísticas, Análise do discurso.