64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE Lentinus citrinus PRODUZIDO EM RESÍDUO AGROFLORESTAL AMAZÔNICO
Ana Rita Gaia Machado 1
Maria Francisca Simas Teixeira 2
Ila Maria de Aguiar Oliveira 3
1. Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Amazonas
2. Profa. Dra - Coleção de Cultura DPUA, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas
3. Profa. Dra./ Orientadora - Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Os cogumelos comestíveis são consumidos desde a idade antiga em função do valor nutricional e potencial medicinal além de serem considerados uma iguaria nobre nas preparações culinárias visto que nos seus basidiomas tem proteína, e aminoácidos, como lisina, triptófano e leucina, vitaminas (B1 e C), polissacarídeos, minerais, fibra e carboidratos. A composição química dos basidiomas, assim como, os constituintes do aroma e o sabor variam de acordo com a espécie, a idade do macrofungo, além da composição do substrato e das condições pós-colheita. Considerando-se a importância desses macrofungos na alimentação humana, o objetivo deste trabalho foi produzir Lentinus citrinus em resíduo agro-florestal amazônico para determinação da composição centesimal dos basidiomas desidratados.
METODOLOGIA:
Para a produção de L. citirinus por fermentação semi-sólida e o spwan por fermentação submersa. O inóculo foi preparado em BDA [ágar Batata Dextrose adicionado de Extrato de Levedura 0,5% (p/v)], a 25ºC por oito dias. Preparação do spwan: das culturas em BDA foram retirados discos miceliais, medindo 10mm de diâmetros, para, inoculação em 50 mL de GYP [glicose, peptona e extrato de levedura 0,5% (p/v)]. A fermentação submersa foi conduzida a 25ºC/150 rpm, por cinco dias, em seguida foi separada por filtração em crivo de alumínio. A biomassa recuperada (spwan) foi inoculado no resíduo agroflorestal (1Kg), umidade 80%, esterilizado a121ºC/1h por três dias. A fermentação semi-sólida foi realizada a 25ºC até completa miceliação, na ausência de luz. Após a indução dos primórdios os cultivos permaneceram a 25ºC, em ambiente com 90% umidade,com luz alternada, mantendo-se nessas condições até a maturação dos cogumelos para sua colheita. Em seguida os basidiomas foram submetidos à desidratação (40ºC) e triturados. Para determinação da composição físico-química foi calculado os seguintes parâmetros: umidade, determinada por dessecação em estufa com circulação de ar a 60°C; proteína total, determinada pela concentração de nitrogênio (%) segundo o método microKjeldahl; cinzas, obtido por incineração do material em mufla a 550°C; lipídios, com misturas de solventes a frio e carboidratos totais estimados por diferença entre o somatório das porcentagens de umidade, proteína e lipídios.
RESULTADOS:
Dos cultivos de L. citrinus em resíduo agroflorestal da Amazônia, ao término do processo de produção, obteve-se 622,45g de biomassa in natura. Deste quantitativo, após o processo de desidratação a 40 oC foi obtido 43,90g de biomassa com teor de umidade em torno de 5% e atividade de água 0,30. A análise da composição centesimal, nas condições experimentais, revelou que os basidiomas tem na sua composição (g/100g de biomassa): lipídios (7,1), fibras (4,17), carboidratos (67,46), cinzas (4,95); proteínas (9,55) e valor energético (371,94 kcal), valores próximos de cogumelos comestíveis que predominam no comércio de alimentos.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o processo de fermentação semi-sólida, em escala laboratorial, proporciona a produção de biomassa de L. citrinus em resíduos agroflorestais disponíveis na Amazônia e que os basidiomas de L. citrinus podem ser considerados como um alimento de alto teor protéico e valor energético. Os elevados valores da composição centesimal do basidiomas do L. citrinus comprovam que esses cogumelos poderão ser utilizados no consumo diário de indivíduos que necessitam suplementar a alimentação com proteínas e carboidratos.
Palavras-chave: Cogumelo comestível, Biomassa, Composição centesimal.