64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA CIDADE DE SÃO LUÍS – MA COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE E ECONÔMICA.
Águida do Carmo Sousa Cunha 1
Jaianne Jéssica Rosário da Costa 1
Paula Rocha Alves 1
Cosme Oliveira Moura Junior 2
1. Graduando em Administração, Fac. de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - FSL
2. Profº Ms./Orientador –Curso de Administração - Fac. de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – FSL
INTRODUÇÃO:
Debater sobre a eficiência e eficácia na limpeza urbana de São Luís, Maranhão, é o principal objetivo deste trabalho. É notório que os impactos ambientais provocados pelo lixo vêm sendo discutidos com freqüência pela humanidade. Acredita-se que o fator basilar dos danos ecológicos é o crescimento desordenado da população, a produção acelerada e o consumo desenfreado são outros fatores que provocam o comprometimento da natureza, já que as pessoas consomem, mas não tem a consciência do destino correto a dar as embalagens e objetos em desuso e poluem praias, mangues, rios e riachos, além das vias que transitamos diariamente. São Luis encontra-se com índice elevado de poluição provocada pelo mau acondicionamento e reaproveitamento do lixo. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), apenas 31,2% do lixo produzido no Maranhão tem destinação adequada. Somente São Luis produz por dia 1.024 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), ou seja, 1,318 kg por habitante. Outro fator grave é a poluição da orla marítima do município, que apresenta elevados níveis de Coliformes fecais provocado pela grande quantidade de esgoto sem tratamento despejado nas praias.
METODOLOGIA:
Utilizamos como referencial teórico os conceitos de eficiência e eficácia debatidos na teoria da Administração de Empresas por Peter Drucker (1966 ) e Chiavenato (2004), além disso analisamos dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o que revelou a gravidade do problema na cidade de São Luís. Além da análise teórica e de dados de pesquisas anteriores, realizamos visitas de campo em bairros da periferia, Centro e Orla Marítima, onde detectamos in loco os problemas inspiradores de nosso trabalho: a falta de consciência no gerenciamento de resíduos. Verificamos no exemplo da orla marítima, que apesar de existir a coleta de lixo e resíduos, falta conscientização da população, assim como medidas mais práticas de fiscalização e programas educativos à população usuária dos espaços públicos. Tentamos analisar esta problemática ainda sob o viés da sustentabilidade como elemento gerador de agregação de valor à imagem da Cidade, fato que poderia além de reduzir danos ao meio ambiente, frente a falta de consciência ecológica, assim como geraria atração de turismo e melhoramento da qualidade de vida da população.
RESULTADOS:
Esses problemas poderiam ser minimizados a partir da implantação de medidas que atinjam resultados satisfatórios. Um processo de educação e conscientização da população deve ser intensificado pelo poder público, algumas ações como coleta seletiva, pelo menos a simplificada, ampliação da distribuição de lixeiras resistentes pelas ruas, praças e avenidas, placas informativas, e lei municipal com punições previstas quando do seu não cumprimento, leis assim já vigoram com sucesso em alguns municípios brasileiros. A melhoria do processo de saneamento básico deve ter uma maior ação do poder público, a implantação de biodigestores seria uma solução inteligente e barata para tal problema. A adoção de tais medidas refletirá em resultados mais eficazes à cidade. Logicamente, será necessário investir mais para a implementação das melhorias propostas, porém o gasto com a limpeza urbana reduzirá consideravelmente, existirá melhoria do aspecto visual da cidade o que refletirá na ampliação dos negócios no tocante ao setor turístico de São Luís.
CONCLUSÃO:
Esse estudo foi realizado na cidade de São Luis- MA através de pesquisas junto Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e levantamentos obtidos a partir do trabalho de campo em ambientes públicos da cidade, dessa forma verificamos que o poder público isoladamente não consegue atingir seus objetivos, sendo necessária a participação da sociedade que é indispensável para tentar garantir a sustentabilidade e a minimização dos problemas ambientais causados pelo lixo na cidade de São Luis.
Palavras-chave: Lixo , Coleta Seletiva , Sustentabilidade .