64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
BRINCANDO E CANTANDO COM A TURMA DO SÍTIO
Cristiane Maria de Holanda 1
Fabiana Neves Saraiva 1
Jackeline Maria Araújo de Andrade 1
Mariana Albuquerque de Barros 1
Marilene Guedes Cavalcante 1
Rosana Maria Carneiro de Oliveira 1
1. PREFEITURA DO RECIFE – PCR
INTRODUÇÃO:
A ludicidade está presente na vida da criança desde a mais tenra idade, etimologicamente o termo lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo” (Almeida, 1994). É através do jogo ou brincadeira que a criança entra em contato com a realidade, enfrenta situações conflituosas, faz novas descobertas, libera e canaliza energias. É no ato de brincar que a criança cria situações imaginárias (faz- de- conta) encontra novas maneiras de explorar o seu corpo, resolver problemas e ultrapassar seus limites. A partir desses pressupostos o grupo de auxiliares de desenvolvimento infantil, junto com a coordenadora pedagógica decidiu vivenciar o projeto Brincando e Cantando com a Turma do Sítio. O objetivo principal deste trabalho foi oportunizar o acesso as brincadeiras e brinquedos da época da vovó, de maneira lúdica e educativa às crianças de 0 a 3 anos de idade, da creche Professor Francisco do Amaral Lopes,na cidade de Recife-PE no segundo semestre de 2011 por um período de quatro meses.
METODOLOGIA:
As etapas do projeto foram realizadas em dois momentos; o primeiro denominado de Boa Tarde Coletivo, onde aconteciam as apresentações das peças teatrais com os auxiliares de educação infantil, atuando como personagens do Sítio,e trazendo as histórias contadas por uma educadora fantasiada de Dona Benta, à todas as crianças que se reuniam no hall de entrada da creche;no final da contação sempre havia uma novidade ou surpresa,que podia ser um brinquedo ou brincadeira do Sítio juntamente com um lanche coletivo.No segundo momento, aconteciam nos diferentes espaços da creche(área externa e interna), várias atividades: cantigas de roda,parlendas,jogos com bambolês,brinquedos cantados,receitas culinárias e outras brincadeiras.As crianças também cantavam,dançavam e se fantasiavam de acordo com seus personagens escolhidos.Na culminância do projeto as famílias foram convidadas para assistirem a apresentação das crianças caracterizadas como personagens do Sítio ao som das músicas cantadas por elas nos momentos coletivos.
RESULTADOS:
Com o decorrer das atividades ficou nitidamente expresso o desenvolvimento das crianças tanto nas interações com os grupos como no seu repertório oral e lingüístico. A vivência do projeto oportunizou ao grupo de crianças e adultos momentos de fantasia, integração, envolvimento, concentração, expressão de sentimentos e emoções, além de propiciar o contato com as obras de Monteiro Lobato. As crianças com o apoio dos educadores criaram um Rap que foi apresentado às famílias, assim como dançaram fantasiadas ao som da seleção de músicas do Sítio que foram cantadas durante a realização do projeto. A culminância do evento proporcionou a apreciação e a valorização da participação das crianças e dos educadores por toda a comunidade escolar.
CONCLUSÃO:
A vivência do projeto trouxe contribuições significativas no cotidiano da Creche, pois tanto oportunizou que as crianças através do brincar tivessem acesso a uma das principais obras de Monteiro Lobato, em destaque o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, como também sistematizou a prática dos educadores, promovendo o fortalecimento e a integração do grupo. O mundo encantado do Sítio foi terreno fértil para dar asas à imaginação das crianças e dos adultos facilitando uma seqüência de atividades que se desenrolaram de maneira lúdica e prazerosa. Com essa experiência o grupo pôde concluir que brincando também se aprende e se tira grandes lições para levar por toda a vida.
Palavras-chave: Ludicidade, Monteiro Lobato, Brincadeiras.