64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
LEVANTAMENTO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE A LAGOA DAS MULHERES, EM AÇAILÂNDIA-MA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO A POPULAÇÃO LOCAL E COMUNIDADE ESCOLAR.
Udson de Oliveira Barros Junior 1
Suzenilde Costa Maciel 1
1. Discente do Curso Técnico em Florestas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Açailândia
2. Profa. Esp. / Orientadora – Depto. de Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Açailân
INTRODUÇÃO:
O processo de crescimento da cidade Açailândia-MA acarretou na degradação de vários recursos naturais, o que provocou sérios problemas ambientais, colocando-a em um preocupante cenário ambiental. A Lagoa das Mulheres ou Lagoa do Joaquim está inserida no perímetro urbano de Açailândia – cercada por aglomerados urbanos, fazendas e empreendimentos imobiliários -, localizando-se às margens da rodovia federal BR 222, KM 683. É centro de muitos impactos ambientais, que revelam um grande descaso por parte do poder público e sociedade. Em frente esta questão a pesquisa objetivou identificar os impactos ambientais que vêm comprometendo o ambiente da mesma, bem como realizar ações de sensibilização ambiental junto a sua população e a comunidade escolar, envolvendo-as na preocupação quanto à situação ambiental da lagoa. Buscou ainda traçar o perfil sócio-econômico e político da população, estabelecendo a sua relação com a lagoa e compreendendo os processos de uso e ocupação da mesma. A pesquisa se justifica pela importância de trabalhos que busquem expor e debater as questões ambientais no município de Açailândia, de modo a demonstrar a importância da participação social na luta pela preservação ambiental, além de contribuir para ações de recuperação e proteção deste e de outros ambientes.
METODOLOGIA:
Pesquisa de campo e bibliográfica, onde foram realizadas as seguintes etapas: 1) Revisão literária (com consultas a fontes bibliográficas); 2) Levantamento de dados cartográficos (coleta de imagens de satélite, para a localização geográfica da lagoa); 3) Diagnóstico ambiental (realizadas visitas à lagoa, para a identificação dos problemas ambientais da mesma, de modo a compreender as suas causas e implicações); 4) Aplicação de questionários e entrevistas (buscou-se compreender a relação da população com a lagoa e os impactos que a mesma traz, além de tratar de questões como: saneamento básico, utilização da lagoa, políticas municipais de saúde e meio ambiente, processos de ocupação e formação da mesma, mudanças ambientais na lagoa, relação de espécies vegetais e animais, entre outras); 5) Eventos de sensibilização junto à população e comunidade escolar (realizadas conversas com a população buscando sensibilizá-la para os problemas da lagoa. Realizada uma caminhada ecológica com a participação de alunos, professores e direção escolar, com uma grande mobilização nas ruas com faixas de conscientização, panfletos educativos, além da coleta de todo o lixo encontrado às margens da lagoa, apresentação da pesquisa para os alunos do IFMA e um plantio de mudas de espécies nativas).
RESULTADOS:
Ao término da pesquisa elencam-se os principais resultados alcançados:
Diagnóstico do quadro ambiental: Perda da mata ciliar para plantio agrícola, pastagem e recentemente para empreendimentos imobiliários; poluição da água pelo lançamento de esgoto por conta da falta de uma eficaz política de saneamento básico; contaminação da água e solo pelo descarte de resíduos sólidos; erosão do solo ; assoreamento do leito da lagoa, entre outros. Ao se traçar o perfil sócio-econômico da população, conclui-se: baixo grau de escolaridade, baixa renda familiar, confirmando a ocupação irregular de um ambiente de manancial. Quanto ao quadro político observou-se : descumprimento da legislação ambiental (visto o desmatamento e ocupação de uma área de preservação permanente), descaso por parte do poder público e órgãos competentes, deficiente política de saneamento básico e infra – estrutura, ausência de uma política de educação ambiental. Foi de grande relevância a participação da comunidade escolar e local nas atividades de educação ambiental desenvolvidas entre elas: oficina de reciclagem de papel; caminhada ecológica; atividades de campo para reflorestamento de APP.
CONCLUSÃO:
É notório o sério estado de degradação em que se encontra a Lagoa das Mulheres, onde os impactos ambientais existentes vêm a comprometer a cada dia a estabilidade ecológica da mesma, colocando-a em uma projeção futura extremamente preocupante. Toda esta problemática ambiental sinaliza para uma verdadeira destruição deste ambiente, caso nada seja feito. A pressão demográfica, por exemplo, exercida pelo crescimento imobiliário vem a se configurar como uma grande ameaça, visto a falta de planejamento político e de cumprimento da legislação ambiental. A falta de conscientização da população, a ausência de uma política presente e eficaz, aliados a uma deficiente política de educação ambiental e ao descaso por parte do poder público justificam e ilustram o atual cenário em que a lagoa se encontra. Esta pesquisa, portanto, buscou levar ao conhecimento da sociedade toda esta problemática, de modo a sensibilizá-la para a importância de ações que visem à preservação ambiental da mesma. Visou também atentar para a necessidade de atuação de toda a sociedade na luta por uma lagoa mais saudável e equilibrada. Pesquisas desta linha de estudo são de grande importância no incentivo a uma maior participação nas questões que envolvem a mesma. É importante para uma maior valorização deste ambiente.
Palavras-chave: Lagoa das Mulheres, Impacto ambiental, Educação ambiental.