64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DE Homalinotus depressus (Linnaeus, 1764) (CURCULIONIDAE, MOLYTINAE, CHOLINI)
Aline de Oliveira Lira 1
Wesley Oliveira de Sousa 2
1. ICET/CUA/UFMT
2. Prof. Doutor/ Orientador - ICET/CUA/UFMT
INTRODUÇÃO:
Homalinotus foi descrito por Sahlberg em 1823, utilizando Homalinotus deplanatus Sahlberg, 1823 como espécie tipo. O gênero, pertencente à família Molytinae, tribo Cholini, engloba 30 espécies distribuídas na região Neotropical, muitas delas consideradas pragas secundárias de palmáceas no Brasil.
Adultos e imaturos de H. depressus (Linnaeus, 1764) foram registrados em coroa foliar e pedúnculo floral do coqueiro, em plantio comercial no Estado do Pará, provocando a queda de flores e frutos, sendo o primeiro registro deste inseto causando danos em coqueiros do Brasil. Este curculionídeo também foi registrado em babassú (Attalea sp.).
Estudos morfológicos detalhados de adultos são fundamentais para o desenvolvimento da taxonomia dos diferentes grupos pertencentes à Curculionidae. Devido a isto, este trabalho objetivou descrever e discutir a morfologia externa de machos e fêmeas adultos de H. depressus, caracterizando detalhadamente, pela primeira vez, as genitálias e aparelho bucal de machos e fêmeas.
METODOLOGIA:
Os exemplares adultos de H. depressus estudados pertencem a Coleção Entomológica de Pe. Jesus Santiago Moure (DZUP/UFPR). A caracterização morfológica foi realizada com base no estudo de machos e fêmeas adultos (exoesqueleto, peças bucais e genitália). Os espécimes secos foram fervidos em água para prévio amolecimento dos tecidos. Para o estudo das peças bucais o ápice do rostro foi cortado e fervido em KOH a 10% e dissecado sob estereomicroscópio, em placa de Petri contendo água. A preparação da genitália se deu após a retirada do abdome, que foi cortado lateralmente ao longo da região pleural e o tergo rebatido. Em seguida, a genitália foi retirada, fervida em solução de KOH a 10% para desintegração da gordura e dos tecidos moles, montada em lâmina e examinada sob estereomicroscópio. Terminado o estudo, o abdome seco foi colado no corpo do mesmo espécime do qual foi retirado e a genitália e peças bucais armazenadas em tubos de plástico contendo glicerina para evitar o ressecamento. As mensurações foram feitas com auxílio de ocular micrométrica adaptada ao estereomicroscópio WILD-M3B. As medidas foram transformadas em proporções e incorporadas à descrição morfológica de H. depressus.
RESULTADOS:
Comprimento (pronoto + élitro) macho/fêmea, variando de 1,69 – 2,16 cm /1,67 – 2,00 cm. Peças bucais: Mandíbulas simétricas e subtriangulares. Maxila alongada; artículos dos palpos subiguais, transversos; mala revestida por cerdas; estipe fusionado com a mala; cardo estreito, alongado e levemente curvado. Lábio estreito; premento transverso, superfície ventral pubescente; palpos trisegmentados. Pronoto com lobo pós-ocular; largura máxima subigual aos élitros. Élitros elipsoidais, convexos e com ápice arredondado. Coxas posteriores transversais. Fêmures dilatados, denteado ventralmente. Tíbias posteriores denteadas apical e ventralmente. Garras tarsais simples. Abdome: ventritos mais largos que longos. Genitália. Macho. Lobo médio subigual ao comprimento das apódemas basais. Tégmen: lóbulos dorsais alongados, tão longo quanto o manubrium. Esternito abdominal 8: margem apical contendo cerdas. Espícula gastral longa e encurvada na base, ápice assimétrico. Fêmea. Oitavo tergito trapezoidal, margem apical denteada e com cerdas. Espícula ventral mais longa que os braços apicais. Coxitos glabros. Estilos cilíndricos e pubescentes no ápice. Bolsa copuladora membranosa. Ducto da espermateca inserido próximo ao oviduto. Espermateca: glândula alongada; cápsula com ramus e collum.
CONCLUSÃO:
Os aspectos gerais da morfologia externa, genitália e aparelho bucal de machos e fêmeas de H. depressus foram descritos e discutidos, incluindo pela primeira vez, descrição das maxilas. Estas informações auxiliam no reconhecimento das espécies pertencentes ao gênero, bem como no desenvolvimento de estudos em sistemática e cladística.
Palavras-chave: Broca do coqueiro, Coleoptera, gorgulho.