64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO CIBERESPAÇO
Rosana Vieira Wagner 1
Cristina Novikoff 2
1. Graduanda/ Autora - Pedagogia - Unigranrio
2. Profª. Dra./ Orientadora - Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu - Unigranrio
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho discute as Representações Sociais de Moscovici (1961, 2003) em relação a educação, especialmente ao ensino semi-presencial. A pesquisa é originária dos estudos de iniciação científica em desenvolvimento no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Representações Sociais na/para a formação de professores – LAGERES/Unigranrio. Inicialmente se desenhou o estado do conhecimento com análise de pesquisas e estudos similares no banco de dissertações da Capes (2000 a 2009). Em seguida elaborou-se o projeto de pesquisa para desenvolver como trabalho de Conclusão de Curso – TCC do Curso de Pedagogia da Unigranrio.
Parte-se do pressuposto que a modalidade de ensino semi-presencial exige muito do professor que deve elaborar diferentes estratégias de ensino para uma aprendizagem de qualidade. Daí questionar quais são as representações sociais da modalidade semipresencial para os professores que atuam nesta modalidade de ensino?
METODOLOGIA:
Adotou-se as dimensões Novikoff (2010), com abordagem mista para realizar um mapeamento das estratégias pedagógicas adotadas na EAD na Unigranrio via questionários semiestruturados para 30 professores que administram aulas na modalidade semi-presencial no período de 2011. A amostragem foi aleatória. Também foram realizadas análises do layout dos sites da IES em estudo. A pesquisa de iniciação científica desenhou o Estado do Conhecimento com análise de pesquisas e estudos similares no banco de dissertações da Capes (2000 a 2009).
RESULTADOS:
O estado do conhecimento permitiu assinalar que dos 45 trabalhos levantados, há três trabalhos tratando do tema, sendo que nenhum discute as Representações Sociais.
CONCLUSÃO:
Assinala-se a atualidade do tema, marcando sua relevância e pertinência social, destacando: a demanda frente à EaD on-line; a formação do professor para o AVA e o aumento da oferta de ensino na modalidade semipresencial na atualidade.
Palavras-chave: Representações Sociais, Estratégias Pedagógicas, Ciberespaço.