64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
CONSIDERAÇÕES GERAIS E MANIFESTAÇÕES BUCAIS EM PACIENTES ODONTOPEDIÁTRICOS PRÉ E PÓS-TRANSPLANTE RENAL
Márcia Tereza Coqueiro dos Passos 1
Rafaela Braga Rolim de Castro 1
Melaine de Almeida Lawall 2
Erika Martins Pereira 3
1. Curso de Odontologia, Instituto Florence de Ensino Superior - IFES
2. Profa. Dra. / Co-orientadora - Instituto Florence de Ensino Superior - IFES
3. Profa. Dra. / Orientadora – Departamento de Odontologia II - UFMA
INTRODUÇÃO:
O transplante renal é uma modalidade de tratamento para substituir os órgãos em falência. Para evitar a rejeição do órgão transplantado por parte do hospedeiro é necessária a utilização de drogas imunossupressoras, que podem provocar diversos efeitos colaterais. Avaliar comparativamente as condições bucais de pacientes pediátricos com insuficiência renal crônica, transplantados renais e pacientes normorreativos.
METODOLOGIA:
Foi aplicado um questionário a todos os pais ou responsáveis para obtenção dos dados demográficos, histórias médica e odontológica. Realizou-se avaliação da saúde bucal de 100 pacientes pediátricos de 0 à 16 anos, divididos em 3 grupos. O grupo 1 foi composto por 25 crianças insuficientes renais crônicos, o grupo 2 por 25 crianças transplantadas renais na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e o grupo 3 por 50 crianças normorreativas na Clínica Odontológica da FOUSP.
RESULTADOS:
Das dezessete manifestações bucais avaliadas as que apresentaram maior probabilidade de incidência foram: No grupo 1 as lesões de cárie com 40% (p=0,006), os cálculos dentais 36% (p=0,0093) e a palidez da mucosa 32% (p=0,001). As lesões de candidíase 4% (p=0,047), as hiperplasias gengivais medicamentosas 16% (p=0,002), as lesões vesiculares 4% (p=0,047) e a sensação de boca seca 12% (p=0.044) no grupo 2. E a única alteração com maior probabilidade de ocorrer no grupo 3 foram as alterações de esmalte com 20% (p=0,047).
CONCLUSÃO:
Frente às manifestações bucais encontradas nesta população evidencia-se a o importante papel do cirurgião dentista na equipe transplantadora, participando de novos métodos de diagnóstico, adequação bucal dos pacientes na fase pré-transplante, como também nas intervenções curativas nas fases pré, trans e pós-transplante.
Palavras-chave: Manifestações bucais, Insuficiente renal crônico, Transplantado Renal.