64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O Tema Energia Nuclear nas escolas do município de Seropédica - RJ
José Rodrigo de Paiva Rodrigues 1
Livia Kelli da Silva 1
Karol Amon Marx de Oliveira 1
Francisco Antonio Lopes Laudares 1,2
João José dos Santos Alves 1,3
1. Depto. De Física – UFRRJ
2. Prof. Msc / Orientador
3. Prof. Dr / Orientador
INTRODUÇÃO:
O fato do Brasil possuir a sexta maior reserva mundial de urânio, faz da energia nuclear um ponto favorável na produção de energia por longos anos. Com base nisso, algumas questões podem ser pensadas, como: há discussões em sala de aula sobre os fatos e mitos, vantagens e desvantagens da utilização de energias adquiridas de formas alternativas disponíveis em nosso país? (PEREIRA et al, 2009). Já os PCN destaca a importância de trabalhar conceitos científicos nas escolas e de favorecer a análise de problemas atuais que afetam a sua própria vida e a do planeta como, por exemplo, a utilização da energia nuclear. Analisando o Currículo Básico, é possível ver que esse tema, suas aplicações e tecnologias, devem ser abordados nas turmas do 4° ciclo do Ensino Fundamental. A partir desta premissa propôs-se um questionário aos alunos do 1° Ano do Ensino Médio. Essa escolha tem como objetivo realizar uma análise direta do nível de conhecimento dos alunos sobre Energia Nuclear, ou seja, identificar se o aluno está fazendo a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio com o nível de conhecimento sugerido pelos PCN, assim como analisar o nível de conhecimento sobre o assunto e de onde vem, verificando se a escola está contribuindo efetivamente com essas questões.
METODOLOGIA:
Realizado em duas Escolas Estaduais no município de Seropédica (RJ), este trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa sobre conhecimentos básicos sobre Energia Nuclear. Em ambos os colégios somente os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram. Primeiramente, aplicou-se um questionário composto por três questões, todas objetivas, sendo que na terceira, o aluno poderia informar de onde veio tal conhecimento, sendo que era possível escolher mais de uma fonte, como por exemplo: TV, jornal, revista, internet e outros. O questionário teve em sua totalidade a participação de 119 alunos, e foi aplicado com o auxílio dos professores de cada instituição. As questões eram coesas, sucintas e a segunda questão possuía quatro imagens que representavam: radiação, risco biológico, inflamável e perigo.
RESULTADOS:
Com base na primeira questão, quando perguntado se eles já haviam discutido sobre Energia Nuclear na escola, apenas 23,5% dos alunos tiveram contato com o assunto em sala de aula. Em seguida, ao apresentar os símbolos aos alunos, 91,6% souberam reconhecer aquele que identifica presença de radiação. Já na terceira questão, quando perguntado se eles tiveram alguma informação sobre Energia Nuclear através dos meios de comunicação, 85,7% alunos responderam que sim. Quando perguntado a estes qual, ou quais, foram estes meios, 88,3% alunos afirmaram saber sobre Energia Nuclear através da televisão, 33,3% dos alunos responderam a internet como ser a responsável pela informação, 14,7% revistas, 1,9% o rádio e apenas 0,9% o jornal como fonte de informação.
CONCLUSÃO:
Diante desses resultados, foi possível observar que mesmo a maioria dos alunos tendo reconhecido o símbolo de radioatividade, este assunto ainda está distante de sua realidade. O que nos leva a pensar que o resultado obtido, tenha alguma ligação com os acontecimentos em Fukushima, já que o questionário foi realizado em uma data próxima ao acidente. Outro ponto que consolida esse pensamento é o fato de a maioria dos alunos afirmarem que essa informação vem através dos meios de comunicação. Tendo em vista a porcentagem de alunos que disseram nunca ter discutido sobre energia nuclear em sala de aula, podemos concluir que este assunto não é algo corrente na educação da região onde foi proposto o questionário. Com este trabalho percebe-se que a energia nuclear é um assunto pouco falado até mesmo nas aulas de ciências.
Palavras-chave: Energia Nuclear, Ensino Básico, Questionário.