64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
O JOGO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ilma do Socorro Santana Pinheiro 1
Ana Paula Soeiro Caldas Rocha 2
1. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Pós-graduada em Psicopedagogia pela UEMA.
2. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Pós-graduada em Gestão Educacional Integradora pela Faculdade Atenas Maranhense.
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem o objetivo de apresentar a análise do jogo na superação das dificuldades de aprendizagem (DA) na leitura e escrita no contexto da educação de jovens e adultos, uma vez que a ludicidade como princípio estético não se limita apenas à Educação Infantil, pois apresenta várias formas de garantir a aprendizagem e superar barreiras de natureza cognitiva, perceptivo-visual no processo de alfabetização de jovens e adultos – EJA. Aborda-se também os problemas de aprendizagem no contexto educacional e social, uma vez que, os alunos da EJA não tiveram acesso na idade própria à escolarização (domínio da leitura e escrita), propagando cada vez mais o analfabetismo em uma sociedade que pouco oportunizou a essa classe. São utilizados como fonte bibliográfica: ZORZI, FONSECA, GAGLIARI, PAÍN complementada pelas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (PCN’s).
METODOLOGIA:
Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa prática e interventiva com os alunos a partir de uma abordagem qualitativa de acordo com as observações em sala de aula. Com os docentes foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo através de questionários com questões abertas e fechadas com vistas a identificar as formas de trabalhos em sala de aula para superar as dificuldades de aprendizagem, A pesquisa foi realizada com dois professores da escola. O universo da pesquisa com os discentes é composto por 35 alunos divididos entre as turmas A (1º e 2º ano) e B (3º e 4º). A pesquisa foi realizada na Escola UEB Professor Nascimento de Moraes localizada no Bairro da Cidade Operária. Para a coleta de dados foram observados quatro alunos da turma A e dois alunos da turma B.
RESULTADOS:
Observou-se que os jogos realizados em sala de aula foram relevantes para a superação das dificuldades de aprendizagem, uma vez que, os alunos tinham dificuldades de compreensão da leitura e escrita, sendo assim, os jogos estimularam os alunos a ler e criar palavras significativas. Sendo que as aulas ministradas pelos professores da sala eram técnicas sem motivações para a aprendizagem, percebeu-se que os alunos estavam carentes de atividades que estimulassem o aprendizado. O envolvimento das duas turmas foi excelente, mas observou-se que a turma A tinha maior dificuldades na leitura e escrita, já na turma B tinha mais dificuldades na leitura. A utilização dos jogos potencializou a exploração do conhecimento. Percebeu-se que os professores ainda têm uma concepção de jogo, errônea, como passa tempo, não levando em consideração o jogo como uma forma de efetivação da aprendizagem de diversos conhecimentos de uma forma prazerosa.
CONCLUSÃO:
Durante o estudo realizado observou-se que, os alunos com Dificuldades de Aprendizagem (DA) com intervenções pedagógicas adequadas, necessariamente enriquecidas nos seus múltiplos subsistemas componentes, adquirem informação e desbloqueiam as suas dificuldades, e podem mesmo modificar cognitivamente todo o seu potencial dinâmico de aprendizagem. O jogo revelou essa potencialidade de desenvolvimento da aprendizagem na leitura e escrita, os alunos demonstraram-se capazes de fazer acontecer à aprendizagem, pois o processo de aprendizagem realiza, quando a situação estimuladora do aluno acontece. Neste sentido, o aluno ao ser estimulado com atividades que acrescenta algo diferente do habitual, certamente desenvolverá o seu cognitivo para uma aprendizagem eficaz.
Palavras-chave: Jogos, Dificuldades de aprendizagem, Jovens e adultos.