64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
CURRÍCULO X PRÁTICA PROFISSIONAL: DILEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Raffaelle Andressa dos Santos Araujo 1,2
1. Depto. Educação Profissional, IFMA - Campus Buriticupu
2. Profa. convidada da PARFOR - Curso de Licenciatura em Educação Física - UFMA
INTRODUÇÃO:
A prática como componente curricular nos cursos de formação de professor, vem sofrendo modificações de acordo com diferentes momentos históricos do processo de formação, intensificando-se nos anos de 1990, a partir da reforma educacional iniciada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/96.
O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a Prática como Componente Curricular (PCC) ou prática profissional e se sua inclusão tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA. Para melhor orientar o desenvolvimento da investigação, foram definidos três objetivos específicos: identificar o trato pedagógico da prática como componente curricular no Projeto Político Pedagógico (PPP) desse curso; conhecer como a prática profissional foi inserida na organização curricular; e analisar de que forma essa prática vem sendo desenvolvida.
Assim, a pesquisa dessa temática faz-se pertinente neste momento em que, além de ser uma questão polêmica registrada nos ordenamentos legais que impôs aos cursos de graduação a reformulação de seus currículos, também envolve a essência da prática pedagógica, cuja intervenção profissional se dá, na maioria das vezes, em espaços escolares.
METODOLOGIA:
A pesquisa é de cunho exploratório, do tipo descritiva, cuja proposta metodológica desenvolveu-se por meio da combinação de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo.
A pesquisa documental consistiu na análise dos principais documentos do Conselho Nacional de Educação e de normas orientadoras que estruturam o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA. Foram analisados os conteúdos destes documentos como também dos Planos de Ensino das disciplinas que contemplam a prática como componente curricular por apresentar informações sólidas, além de fornecer um suporte maior para o aprofundamento do objeto de estudo.
O universo da pesquisa de campo foi composto pelo Curso de Licenciatura em Educação Física, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semi-estruturada, aplicada ao coordenador, ao chefe de departamento e aos professores do curso e a aplicação de questionário a 12 (doze) discentes devidamente matriculados nos períodos intermediários (5ª e 6º) e períodos finais (8º e 9º), para verificar se a inclusão da prática profissional no processo de formação de educadores têm contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática.
RESULTADOS:
Apesar dos depoimentos dos professores, em geral, compreenderem a concepção de prática relacionada a indissociabilidade da teoria com a prática, constatou-se que a maioria ainda não tem conhecimento da sua importância para a formação inicial.
Quanto ao desenvolvimento, acompanhamento e avaliação da Prática Profissional os professores relatam que desenvolvem através de experiências de ensino entre os alunos da turma, na forma de micro-aulas. Os professores também utilizam a participação em oficinas, a elaboração de relatórios e a produção de material didático como atividades de prática profissional.
Os alunos, ao relatarem as principais atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) confirmam as falas dos professores acrescentando as atividades de elaboração de artigos científicos e seminários. Entretanto, ao afirmar a participação em projetos de pesquisa e extensão como atividades de PCC, demonstram incoerência entre a PCC e as Atividades Complementares presentes nos PPP do curso.
Em relação à existência e superação da dicotomia entre a teoria e a prática todos os professores entrevistados afirmam que existe essa dicotomia por perceberem que o discurso e a prática muitas vezes está incoerente; a prática está distanciada daquilo que ele próprio defende teoricamente.
CONCLUSÃO:
De maneira geral, o curso de licenciatura em Educação Física da UFMA está sendo afetado, devido à falta de organização nas informações de PCC descritas no PPP e a não apropriação por parte dos professores sobre o conhecimento de que trata essa prática profissional, trazendo afirmações indevidas e contraditórias; à ausência de planejamento das práticas pedagógicas de todos os professores entrevistados; e a não articulação de todos esses elementos, resultando em uma dissociação entre o que está escrito e oficializado, e o que é percebido e vivenciado pelo aluno no interior das disciplinas que contemplam a prática profissional.
A realidade das disciplinas de PCC no referido curso, embora não esteja sendo aplicada com êxito, tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática, na medida em que os depoimentos revelam elementos que favorecem essa dicotomia e que estão presentes nas práticas pedagógicas das disciplinas. Essa presença acentuada da consciência é um passo significativo para reconhecer as falhas e lacunas no processo de ensino e aprendizagem, bem como para a construção de uma prática pedagógica reflexiva e crítica, de forma a compreender a realidade sobre a qual vai atuar.
Palavras-chave: Currículo, Prática Pedagógica, Educação Física.