64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
MULTIPLAS IDENTIDADES EM AÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM CURRÍCULO MULTICULTRUAL PARA O PROEJA.
Vilma Lima dos Santos 1
Sandra Antonielle Garcês Moreno 2
1. Aluna do Curso Técnico em Cozinha - IFMA
2. Profa. MsC/Orientadora - Departamento de Educação Profissional - IFMA
INTRODUÇÃO:
O estudo refere-se a uma pesquisa que foi realizada no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA, o qual buscou demonstrar o importante papel da relação entre o currículo e as múltiplas identidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) alunos do Curso Técnico em Cozinha do Programa Nacional de Educação Profissional Integrado à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Campus Barreirinhas.
Para tanto, torna-se essencial o uso de metodologias e práticas pedagógicas que conduzam a efetivação de um currículo que além de integrar a Educação Básica ao mundo do trabalho, consiga partir do universo de saberes e experiências que marcam as identidades do educandos do Programa, assim, o objetivo geral deste estudo foi apontar perspectivas que tornam possível essa exigência.
Para tanto, inicialmente, identificou-se como se organizou o currículo do PROEJA no IFMA – Campus Barreirinhas; em seguida buscou-se conhecer os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a modalidade EJA e especificamente o PROEJA; para, assim, poder entender como os educandos do PROEJA percebem a presença e/ou ausências dos fatores que constituem suas identidades nas práticas curriculares desenvolvidas no Programa.
METODOLOGIA:
Envolveu uma pesquisa bibliográfica de autores que fundamentam a pesquisa, bem como, um estudo documental da legislação educacional vigente referente ao tema.
No lócus da pesquisa foi realizado um levantamento de dados através da aplicação de questionários aos professores e alunos do PROEJA, sendo que os dados quantitativos foram sistematizados e analisados qualitativamente para complementar a compreensão acerca do objeto pesquisado.
Por fim, foi feita a correlação dos dados coletados com os referenciais teóricos para que fosse elaborado o registro dos resultados da pesquisa.
RESULTADOS:
Considerando o cenário atual das políticas educacionais que buscam realizar a universalização da Educação Básica foi criado o PROEJA, instituído pelo Decreto nº. 5.840, de 13 de julho de 2006, que se fundamenta no anseio de aliar essa expansão da educação com a formação para o mundo do trabalho, uma vez que esse é um dos fatores que levam a jovens e adultos a retornarem a escola.
Nesse sentido a proposta do Programa é possibilitar a clientela da EJA uma formação plena, através da formação profissional em paralelo à escolarização, ressaltando que isso deve acontecer respeitando o princípio que se baseia no acolhimento específico as trajetórias escolares descontínuas de jovens e adultos dessa modalidade, bem como suas inúmeras experiências e diversos saberes que constituem suas identidades.
No entanto, o que se observa é que ainda há muita dificuldade de se colocar em prática um currículo que parta da valorização e diálogo com os saberes que os educandos da EJA já trazem das suas trajetórias, principalmente em um Programa novo como esse recentemente instalado no Maranhão.
Nesse contexto, a presente pesquisa pretendeu contribuir para a construção de um currículo próprio para os cursos do PROEJA, cujas bases estejam na concepção multicultural da EJA, para tanto se buscou analisar o papel do IFMA – Campus Barreirinhas, perguntando-se sobre que função social ele desempenha, se está pondo em evidência os discursos reveladores das identidades dos educandos do PROEJA.
CONCLUSÃO:
Entendeu-se que o confronto da experiência prévia que forma o conhecimento de mundo dos educandos da EJA com o mundo prático e simbólico apresentado e representado pelo Instituto através do seu currículo, constitui um campo significativo para a observação das tensas relações entre educação, cultura e sociedade.
Assim, o desenvolvimento de um diálogo multidisciplinar em torno dos conceitos de currículos e identidades, foram relevantes para a construção de perspectivas que possam contribuir para a elaboração de metodologias de ensino que possibilitem na efetivação do currículo escolar do PROEJA práticas educacionais relacionadas as determinações culturais e sociais das identidades dos seus educandos
Palavras-chave: PROEJA, Currículos, Identidades.