64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
O FESTIVAL DA MACAXEIRA NA COMUNIDADE ARGOLA E TAMBOR: 0 CORPO COMO MANIFESTAÇÃO DE CULTURA E IDENTIDADE.
Érica da Silva Pinto. 1
Raimundo Nonato Assunção Viana. 2
1. Prof.ª Especializanda - UFMA
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Educação Física – UFMA
INTRODUÇÃO:
A festa existe em todas as sociedades e para cada uma delas possui um significado, seja este um ritual, uma celebração, uma brincadeira ou até mesmo um trabalho. Assim, as festas colocam à vista o modo de viver de diferentes grupos, de diversas sociedades. As festas são também uma maneira de compreender o corpo, não como um conjunto de ossos e músculos, mas como corpo cultural, enquanto expressão e manifestação do que realmente somos. Sendo assim, a pesquisa torna-se relevante quando pensada em uma forma de falar dos corpos, das festas e manifestações de um povo através dos conceitos destes aspectos, provando assim, sua importância dentro do contexto da Educação Física e contribuindo para a compreensão do movimento do corpo para além de como ele é visto na área, ou seja, além das manifestações de dança, jogos, ginástica, esportes e lutas.
METODOLOGIA:
Tem como viés metodológico a fenomenologia, através da trajetória do fenômeno situado. A situacionalidade da pesquisa se inscreveu no Festival da Macaxeira, realizado na comunidade Argola e Tambor, localizada no município de São Luís - MA, mais especificamente na área Itaqui-Bacanga. Utilizou-se de descrições da festa, através das quais foram extraídos os núcleos interpretativos que reforçam o argumento central da pesquisa, que é a festa como manifestação de cultura e identidade, estas estão ancoradas no corpo, portanto, importantes para serem compreendidas também na área da Educação Física.
RESULTADOS:
É nas suas experiências diárias e nos grandes momentos de seus grupos que o corpo constrói seus significados, através do que é passado de uma geração para outra com as trocas de experiências. É isto que garante a passagem de cultura e a construção da identidade dos grupos, quaisquer que sejam eles. Esses fenômenos configuram-se em diversas manifestações de festa, nestas envolvem os corpos e estes são passíveis de absorção e transmissão de símbolos, de conhecimento. Todos estes aspectos podem ser complementares, pois um necessita do outro para que de fato existam. Portanto, a festa é manifestação de cultura e identidade, que por sua vez estão ancorados no corpo, sendo assim, é mais uma temática a ser compreendida também na educação física. E foi o que encontramos no festival da Macaxeira, corpos falantes que transpiravam cultura e identidade em seus atos, falas, ações e em sua história.
CONCLUSÃO:
Partindo da idéia de compreensão do corpo em festa para uma nova compreensão do corpo na Educação Física, entendemos que o corpo que se revela na festa, ultrapassa a visão anatomo-fisiológica, muito presente na Educação Física, tendo muito a nos revelar para ampliar essa concepção. A festa se reflete em uma constante e inacabada troca entre os corpos, sejam eles novos, velhos, cansados, suados, de mãos calejadas. Eles terão sempre algo a aprender e a ensinar, pois tudo o que conhecemos está em um processo contínuo de (re)construção, porque nada está acabado, enquanto uns morrem outros nascem, uns falam e outros escutam, uns fazem e outros imitam e assim as orquestras que compõem as vidas têm seus sons transportados pelos ventos que seguem os caminhos mais diversos. Assim confirma-se o pensamento que o corpo é mais que um conjunto de músculos e ossos e que todas as representações que temos são mínimas perto do que ele realmente é.
Palavras-chave: Educação Física, Corpo, Cultura.