64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
CRIANDO EQUIPES DE ROBÓTICA – INDO ALÉM DO KIT
Emanoel Rodrigues Costa 1
Samuel Carlos Romeiro A Souto 1
Roberto Tavares de Lima 2
Alberto E. P. de Araujo 3
1. Discente Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Prof. Mestre Campus Pesqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
3. Prof. Dr./ Orientador Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O uso de kits robóticos em sala de aula esta se tornando cada vez mais comum. Muitas escolas vêm adotando kits robóticos (modelix, fischertechnick e Lego NXT Mindstorms) e usando também materiais reciclados para levar a robótica para as salas de aula. Apesar disso ainda existem poucos trabalhos que sugiram inovações ou que avaliem o processo de aprendizado. Robótica Educacional consiste na construção de uma maquete combinando diversos elementos e equipada com elementos eletro-eletrônicos, sensores e atuadores. Este protótipo montado possibilita o acionamento dos mecanismos através de um software de comunicação com o computador. Observa-se que é mais interessante utilizar kits comerciais, já que o uso de sucata apresenta dificuldades que podem prejudicar o caráter pedagógico. Apesar de abrangentes, muitos kits dificultam o uso de materiais diferentes. Neste trabalho apresentamos um estudo que vai do desenvolvimento do desafio utilizando o modelo do ciclo de Kelly para entender como os estudantes se comportam durante do desafio; O desafio inclui o uso de materiais que não pertenciam ao kit original e, portanto o grupo tinha que improvisar; Avaliamos por fim, se e como os estudantes estavam utilizando os conceitos aprendidos na disciplina de física na escola.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com dois grupos de 05 alunos com idade entre 12 e 15 anos do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Garanhuns, PE. Foi utilizado o kit Lego NXT mindstorms. Os desafios foram montados considerando que os estudantes acompanham o ciclo da experiência de Kelly. O Ciclo da Experiência de George Kelly (CEK) é composto de cinco fases: Antecipação do acontecimento; Investimento no resultado; o Encontro com o evento; a Confirmação ou Desconfirmação das hipóteses e a Revisão construtiva do sistema de construtos. A cada uma dessas fases foi associada uma atividade do desafio. Quais sejam apresentação do desafio; Elaboração de estratégias; Montagem do modelo; Verificação se o desafio foi resolvido; Busca de erros. Assim, os estudantes montaram várias vezes o kit até encontrar a solução. No desafio os estudantes deveriam acoplar uma plataforma montada com motores alternativos e fazer com que o kit lego controlasse o sistema. Os grupos tiveram que preencher questionários e desenhar esquemas mostrando as estratégias que estavam utilizando. Também ao final de cada tentativa o grupo deveria explicar o que deu errado e o que deu certo.
RESULTADOS:
Apenas um grupo consegui atingir o objetivo, porém se utilizaram de poucos conceitos de física vistos em sala de aula. Também foi observada uma dificuldade dos estudantes em acoplar os dispositivos do kit lego com a plataforma externa. A análise dos material produzido pelas equipes mostra que os estudantes ainda carregam consigo muitas concepções erronias como por exemplo confundir força e velocidade. Porém, fica claro que o uso dos kits, como já observado por outros autores melhora o interesse por ciência dos estudantes. Por fim, a dificuldade dos grupos em improvisar construindo algo que não esta circunscrito aos kits mostra a necessidade do professor que utilizar os kits robóticos encontrar formas de estimular a criatividade dos estudantes em usar materiais fora do kit.
CONCLUSÃO:
Nesse trabalho foi desenvolvido um desafio embasado em uma teoria de aprendizagem. Observamos que esse procedimento tornou mas fácil avaliar o aprendizado dos estudantes durante o uso do kit. Também observamos que existe uma necessidade de buscar formas que o estudante associe o conhecimento em sala de aula com o trabalho extra-aula do kit. Acreditamos que dessa forma o objetivo principal do uso desses kits que é a melhoria da aprendizagem seja melhor alcançado. Também, apesar da versatilidade do uso do kit é importante que o estudante use materiais diferentes ampliando a sua criatividade.
Palavras-chave: Robótica, Ensino de ciências, Aprendizagem.