64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
PRESERVANDO A ARQUITETURA DO SÉCULO XX- O ART DÊCO E O MODERNO EM SÃO LUIS – MA
GRETE SOARES PFLUEGER 1
JULIANA DE KASSIA SIQUEIRA PINHEIRO 2
1. Profa Dra - Depto arquitetura e urb - UEMA
2. aluna do curso de arquitetura da UEMA
INTRODUÇÃO:
O centro histórico de São Luis Maranhão foi reconhecido pela UNESCO em 1998 como patrimônio mundial pelo significativo conjunto da arquitetura colonial portuguesa do século XVIII e XIX. Dentro deste perímetro de tombamento, além dos sobrados e igrejas da arquitetura colonial luso brasileira, há um número considerável de imóveis do século XX, exemplares da arquitetura eclética, art deco e moderna inseridos na malha urbana decorrentes das demolições para renovação urbana da capital entre 1940-60 com a construção de novas avenidas como Magalhães de Almeida e alargamento da Rua do Egito. Estes imóveis, de acordo com Hugo Segawa da USP , formam as “outras modernidades” composta de bangalows , casas modernistas , cinemas, escolas, hotéis e prédios art deco e modernos e que vem sofrendo sistemáticas descaracterizações devido à falta de tombamento e de critérios de intervenções. Esta pesquisa pretende demonstrar a importância destes edifícios , em poster, como símbolo da modernidade na cidade e ressaltar as descaracterizações do processo de reabilitação e requalificação de alguns destes imóveis.
Recentes pesquisas buscam resgatar a importância da arquitetura do século XX no Brasil, neste sentido o curso de arquitetura e urbanismo na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA com apoio das bolsas de pesquisa e extensão concedidas pela UEMA e Fundação de Amparo à pesquisa cientifica – FAPEMA vem fortalecendo o estimulo para a pesquisa sobre a arquitetura do século XX em São
METODOLOGIA:
Esta pesquisa esta sendo desenvolvida pela Profª Dra. Grete Pflueger no curso de arquitetura e urbanismo da UEMA, com apoio do edital universal APP – FAPEMA e por bolsas de pesquisa PIBIC UEMA e bolsa de extensão BEX FAPEMA. Com este apoio foram realizados levantamentos das fontes bibliográficas, das datas de construção dos exemplares e do contexto histórico e urbano nos acervos da Biblioteca pública e arquivo publico em jornais e livros. Foi realizad a uma pesquisa de campo para o reconhecimento dos mesmos e feito um cadastramento fotográfico dos imóveis .A pesquisa empírica foi desenvolvida com bolsa de iniciação -UEMA . A bolsa de extensão BEX FAPEMA possibilitou a organização e sistematização dos dados em palestras sobre a importância do acervo arquitetônico do século XX e de sua preservação.
RESULTADOS:
O cadastramento fotográfico dos imóveis da arquitetura do século XX, assim como o levantamento dos dados em jornais possibilitou a construção de um material didático e de um banco de dados sobre o acervo pesquisado assim como do contexto histórico das transformações urbanas ocorridas no século XX. O material sistematizado através de palestras em Power Point tem sido divulgado nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo, nos órgãos da municipalidade e em seminários da rede de pesquisa sobre arquitetura moderna- Docomomos contribuindo para o debate sobre a arquitetura do século XX e para a preservação destes imóveis.
CONCLUSÃO:
A pesquisa sobre a arquitetura do século XX tem ajudado a alertar sobre a importância deste acervo evitando que demolições e descaracterizações incidam sobre estes imóveis. Desta forma,contribuímos para a valorização das temporalidades da cidade e para a preservação dos exemplares da arquitetura do século XX que precisam ser respeitados e protegidos por legislação. Este acervo é tão importante para a cidade quanto nossa arquitetura colonial portuguesa do século XVIII e XIX e hoje estasujeito a demolições e descaracterizações pelo desconhecimento de sua importância no contexto urbano .
Palavras-chave: arquitetura art Deco, Patrimônio histórico, Arquitetura e urbanismo moderno.