64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
PARAMETROS MORFOCLIMÁTICOS ASSOCIADOS A DINÂMICA PAISAGISTICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE DUTRA – MA.
Darlann Weskley Sousa Silva 1
Márcia Fernanda Pereira Gonçalves 2
Eudiane Carvalho da Silva 3
1. Instituto Florence de Ensino Técnico
2. Profa. Mestre/Orientadora-Instituto Florence de Ensino Técnico
3. Centro de Avaliação,Planejamento e Educação do Maranhão- CAPEM
INTRODUÇÃO:
A dinâmica ambiental é apontada por estudiosos como uma das responsáveis pelas alterações climáticas, tanto a nível global e quanto local. Diversos municípios maranhenses sofrem as conseqüências dessas transformações, principalmente as áreas cujo crescimento desordenado da população altera de forma brusca o equilíbrio dos sistemas ambientais. O município de Presidente Dutra, situado na mesorregião Centro-Maranhense, pode ser apresentado como um modelo desses processos de ocupação territorial desordenada. Considerado o principal município da Microrregião de Presidente Dutra, apresenta atualmente uma população de aproximadamente 44.731 habitantes, sendo que historicamente esta área sofreu uma intensa dinâmica espacial, fato que acarretou diversas transformações socioambientais na região. O objetivo central deste trabalho foi analisar a interferência da urbanização no processo de variação de temperatura no município.
METODOLOGIA:
Para execução da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; realização de três jornadas a campo; mensuração em escala horária (das 8:00 às 18:00) dos dados de temperatura e umidade relativa do ar e do solo com o uso do higrômetro de leitura e marca INCONTERM, com escala de temperatura variando de 0º a +50ºC, e da umidade relativa do ar variando entre 0 a 100%; da velocidade do vento com o auxilio da escala de “Escala de Beaufort” e de condições de tempo através de observações visuais; dados meteorológicos e de uso do solo, a fim de perceber a interferência do ambiente climático diferenciado.
RESULTADOS:
Os dados climáticos intra-urbanos foram obtidos através de três medições no mês de abril de 2009, no horário compreendido entre 08:00 às 18:00 horas. As medições foram realizadas nos dias 12,19 e 26 de abril. Denominamos como marcos referenciais os bairros COHAB, Santa Maria e Alto do Juramento, chamados nesse trabalho de ponto 1, 2 e 3. As maiores temperaturas durante a medição foram de 31ºC às 15h, 35ºC às 16h, de 31ºC às 15h, sendo o bairro Santa Maria com os maiores índices térmicos. Já as menores temperaturas registradas foram de 25ºC às 8h (COHAB) e 26ºC às 08h (Santa Maria). A amplitude térmica foi de 10ºC (25ºC a menor e 35ºC a maior temperatura). Entre os locais, a maior diferença térmica se deu às 16h entre o bairro Santa Maria (35ºC) e o Alto do juramento (31ºC), totalizando 4ºC de diferença entre tais locais no mesmo horário. A velocidade dos ventos, nos três pontos, oscilou entre calmaria e bafagem. Quanto à nebulosidade, restringiu-se apenas ao início da manhã. A umidade relativa do ar em todos os pontos e horários esteve relativamente baixa, sendo o menor valor de 71% na COHAB (08h) e o maior valor de 93% no Alto do Juramento (08h).
CONCLUSÃO:
O planejamento urbano envolve fundamentos interdisciplinares, porém, na prática é realizado dentro de um âmbito mais restrito do conhecimento. O processo da ocupação do espaço urbano de Presidente Dutra não reflete aspectos fundamentais do planejamento, implicando em grandes transtornos e custos ao ambiente. Nesse sentido, a proposta para atender às necessidades sociais de modo mais adequado, tem que ter como foco as populações mais vulneráveis econômica e socialmente. Isso poderá ocorrer por meio de programas de moradias, políticas de geração de trabalho e renda, planos de mobilidade urbana, programas de atendimento das populações aos mais pobres, dentre outros, sempre levando em consideração aspectos ambientais, impactos das mudanças climáticas e os critérios de sustentabilidade.
Palavras-chave: Urbanização, Clima, Presidente Dutra.