64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
EFEITO DO EXTRATO DE Arrabidaea chica (HBK) Verlot EM MÚSCULO LISO VASCULAR
Danylo Noleto de Sousa Melo 1,2
Débora Luana Ribeiro Pessoa 2,3
Selma do Nascimento Silva 2,3
Iracelle Carvalho Abreu 2,3
Marilene Oliveira da Rocha Borges 2,4
Maria do Socorro de Sousa Cartágenes 2,5
1. Aluno de Farmácia - UFMA.
2. LPPF - UFMA
3. Profa. Ms. - Depto de Ciências Fisiológicas - UFMA
4. Profa. Dra. - Depto de Ciências Fisiológicas - UFMA
5. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Ciências Fisiológicas - UFMA
INTRODUÇÃO:
A espécie Arrabidaea chica Verlot (Bignoniaceae) é indicada para o tratamento de enfermidades da pele, cálculos renais hipertensão arterial sistêmica, antiinflamatório e antianêmico. Investigações fitoquímicas com esta espécie identificaram e isolaram compostos flavonoídicos, taninos e saponinas.
METODOLOGIA:
Neste trabalho o efeito anti-hipertensivo do extrato hidroalcoólico das folhas de Arrabidaea chica (HBK) Verlot – EAC. Para a preparação do EAC, usou-se folhas secas pulverizadas e maceradas em etanol 70%. Os testes farmacológicos foram realizadas em anéis de artéria mesentérica superior isolada de rato com ou sem endotélio, in vitro em anéis de mesentéricas de ratos hipertensos (SHR) em n=5 a 6: Analisou-se o efeito do EAC sobre curva concentração-resposta cumulativa de noradrenalina; efeito de relaxamento em preparações pré-contraída com KCl 80 mM, tanto na presença como na ausência do endotélio vascular; e efeito em curva concentração resposta cumulativa induzidas por CaCl2.
RESULTADOS:
Nas análises in vitro realizadas em anéis de artéria mesentérica superior isolada de rato com e sem endotélio funcional, na presença e ausência do EAC (100- 500 µg/mL) ocorreu redução do efeito máximo nas três doses utilizada, de maneira dose dependente e estatisticamente significante em preparações com endotélio intacto. O EAC promoveu um relaxamento em preparações pré-contraídas com KCl 80 mM, tanto na presença quanto na ausência do endotélio vascular. O EAC (50-500 µg/mL) em anéis sem endotélio, reduziram as contrações máximas induzidas por CaCl2.
CONCLUSÃO:
Em conjunto, estes resultados sugerem que a atividade anti-hipertensiva produzida pelo EAC e pode estar relacionada provavelmente pela participação no bloqueio dos canais para Ca 2++ em células da musculatura lisa vascular.
Palavras-chave: Arrabidaea chica Verlot, Artéria mesentérica, antihipertensivo.