64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 2. Engenharia de Pesca
PARASITOS METAZOÁRIOS DE JUVENIS DE TAMBAQUIS (Colossoma macropomum) (Cuvier, 1818) CULTIVADOS NO PERÍMETRO IRRIGADO DE BETUME- SE.
Jeisikailany Santos Peixoto 1
Monyele Acchile Santos 1
Talita da Silva Espósito 3
1. Universidade Federal de Alagoas - UFAL
2. Profa. Dra./ Orientadora- Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
O crescimento da piscicultura no baixo São Francisco não foi acompanhado por pesquisas que a caracterizassem ou que avaliassem e monitorassem o seu desenvolvimento. Atualmente, inexistem estudos a cerca da sanidade de juvenis de tambaquis (Colossoma macropomum) cultivados para posterior doação, o que pode acarretar na introdução e disseminação de novos patógenos nos ambientes naturais ou nas pisciculturas de pequenos produtores. Nesse contexto percebe-se a grande necessidade de serem analisados os potenciais riscos à saúde dos animais. O objetivo do trabalho foi monitorar a saúde de juvenis de tambaquis cultivados no Perímetro Irrigado de Betume, Estado de Sergipe.
METODOLOGIA:
Foram realizadas cinco coletas entre os meses de setembro de 2010 a novembro de 2011, totalizando uma amostragem de 70 peixes. Os exemplares de juvenis de tambaquis foram capturados utilizando-se rede de arrasto e acondicionados em sacos plásticos com um terço de água e completados com oxigênio. Durante as coletas foram avaliados os parâmetros físico-químicos da água dos viveiros. Posteriormente, os peixes foram conduzidos para análise em laboratório na Universidade Federal de Alagoas (Unidade de Ensino Penedo). Em seguida foram aclimatados e acondicionados em aquários de vidro com renovação diária da água, aeração constante e alimentados com ração comercial. Os parâmetros físico-químicos da água foram aferidos diariamente. Para o sacrifício dos peixes foi introduzido um estilete na face dorsal do crânio, imediatamente atrás da linha média que vai de um olho ao outro, após esse procedimento foi realizada a biometria e a pesagem. Em seguida foi realizada a análise macroscópica, para identificação de possíveis parasitos na superfície do corpo. Para análise parasitológica foi realizada raspagens a fresco do tegumento e dos arcos branquiais com uma lâmina, o muco da superfície do corpo e dos arcos branquiais foram colocados entre lâmina e lamínula e analisados no microscópio.
RESULTADOS:
A temperatura média da água dos viveiros foi de 27°C, pH 8 e o oxigênio dissolvido 4.91 mg/L, as variáveis físico-químicas da água mostraram-se adequadas para o cultivo do tambaqui. A massa corporal dos indivíduos foi em média de 397,79 ±140,51 g e comprimento médio de 103,24 ± 35,35cm. Nos peixes necropsiados foi verificado a ocorrência de Monogenea e Digenea nas brânquias e no tegumento. Por apresentarem o ciclo de vida direto os Monogenea reproduzem-se de forma rápida podendo causar sérios prejuízos nas pisciculturas. Os digenéticos são endoparasitos que podem ocorrer em peixes, tanto na forma adulta como na larval. Porém na forma de metacercárias em casos extremos podem está associadas à morte dos peixes. A taxa de prevalência, intensidade e abundância média do Monogenea nas brânquias variaram de 75% a 100%; 30,4 a 83, 2; 38,1 a 77,9 respectivamente. No tegumento o índice parasitário foi de 30%; 35,7 e 38,1 apenas na 1° coleta. Para os Digenea as taxas nas brânquias oscilaram de 62,5% a 100%; 123 a 149,7; 82,9 a 149,7. No tegumento variaram de 25%; 82, 82,9 na 3° coleta. O alto índice de Monogenea nas brânquias é explicado por sua alta especificidade nesse órgão. A sua ocorrência nos peixes está relacionado principalmente com altas densidades de estocagens no cultivo.
CONCLUSÃO:
Os resultados indicam que nas brânquias e no tegumento dos peixes necropsiados houve a ocorrência de parasitos da Classe Monogenea e Digenea. Esse estudo contribui para que seja possível dar ao pequeno piscicultor do Baixo São Francisco uma ferramenta de fácil acesso para diagnóstico presuntivo de possíveis doenças que podem acometer o tambaqui distribuído pelo Perímetro Irrigado de Betume, Município de Neópoles.
Palavras-chave: Tambaqui (Colossoma macropomum), Metazoários, Monitoramento.