64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO (NAPS) DA FEST: UMA REALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM IMPERATRIZ/MA
Raimunda Maria Barbosa de Sá 1
Rosilene Pereira da Silva 2
1. Autora/ Pedagoga e Psicopedagoga do NAPS – FEST
2. Co-autora/Psicóloga e Coordenadora do NAPS– FEST
INTRODUÇÃO:
Considerando o cenário em construção que caracteriza este início de século, são vivenciados momentos de aceleradas mudanças nos modos de vida, trabalho e relações interpessoais. Urge um Ensino Superior centrado nas forças que constroem as identidades, para se compreender o que significa educar para cidadania em um contexto de uma sociedade pós-moderna. Assim, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPS) da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) desenvolve atividade psicológica e psicopedagógica, possibilitando uma vida acadêmica efetiva e significativa, assim como busca o nivelamento dos alunos favorecendo um bom desempenho e evitando a evasão acadêmica. As formas de atendimento são: individual e/ou em grupo a partir da demanda espontânea ou encaminhamentos por pais, professores, coordenações e direção acadêmica. O presente relato objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo NAPS, bem como refletir sobre a necessidade desse acompanhamento que vai ao encontro da proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para as faculdades particulares. A relevância do presente relato revela-se ao demonstrar a necessidade de formar cidadãos no Ensino Superior que sejam capazes de sobreviver num mundo em constante mudança, e ainda que estejam permanentemente abertos à possibilidade de mudar a si próprios.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência profissional. Os sujeitos deste estudo foram 30 acadêmicos e 04 técnico-administrativos atendidos pelo NAPS no ano de 2011. Para atingir os objetivos propostos, o estudo envolveu os seguintes procedimentos metodológicos: a análise das evoluções de cada atendimento, aplicação de instrumental de avaliação, relatos dos acadêmicos, e observações dos participantes nas atividades promovidas pelo núcleo.
RESULTADOS:
Verificou-se que o NAPS tem uma receptividade satisfatória ao conquistar a confiança da comunidade acadêmica da FEST durante a realização de suas ações: atendimento, oficinas educativas, palestras, mesa redonda e participações em eventos científicos. O referido núcleo prima pelo o cuidado com o acadêmico, nesse sentido está presente na sua proposta de trabalho as temáticas como: a prevenção das drogas, saúde mental, estresse, sexualidade e inclusão social. Pontua-se que quando necessário faz encaminhamento para atendimentos especializados fora da IES.
CONCLUSÃO:
Após o referido estudo, observou-se que o NAPS trouxe mudanças na vida pessoal e acadêmica das pessoas que buscam atendimento psicológico e psicopedagógico. O público atendido está apresentando em sala de aula uma postura diferenciada observada pelos professores e colegas de turma: melhora na autoestima, no desempenho da aprendizagem e participação ativa nas discussões. A equipe multiprofissional do NAPS é comprometida em contribuir com a aprendizagem consolidando as atribuições previstas na portaria nº18/2010.
Palavras-chave: Ensino Superior, Psicopedagogia, Desempenho acadêmico.