64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO CORPORAL E DETERMINAÇÃO DA IDADE À PUBERDADE EM FÊMEAS CAPRINAS TRANSGÊNICAS PARA O hG-CSF
Maiara Pinheiro Vieira 1
Juliana Barroso Félix 1
Joanna Maria Gonçalves de Souza 3
Ribrio Ivan Tavares Pereira Batista 4
Luciana Magalhães Melo 5
Vicente José de Figueirêdo Freitas 6
1. Graduanda do curso de Medicina Veterinária da FAVET/UECE, Fortaleza-CE
2. Graduanda do curso de Medicina Veterinária da FAVET/UECE, Fortaleza-CE
3. Doutoranda do PPGCV da FAVET/UECE, Fortaleza-CE
4. Doutorando do PPGCV da FAVET/UECE, Fortaleza-CE
5. Pós-doutoranda do PNPD/CAPES lotada no PPGCV da FAVET/UECE, Fortaleza-CE
6. Prof. Dr. /Orientador – Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução, FAVET/UECE, Fortaleza-CE
INTRODUÇÃO:
A produção de proteínas recombinantes no leite de caprinos transgênicos está sendo testada mundialmente e colocada em prática para a produção de um grande número de medicamentos para uso humano. Em razão disso, o Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) produziu, por microinjeção pró-nuclear, um casal de caprinos da raça Canindé, transgênicos para o Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano (hG-CSF). Em 2010 iniciou-se o processo de multiplicação das duas linhagens. A transgênese ainda é pouco popular e por isto torna-se necessário comprovar que animais transgênicos são normais e saudáveis. Assim, os objetivos deste estudo foram avaliar o desenvolvimento corporal e determinar a idade à puberdade de fêmeas F1 transgênicas para o hG-CSF.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas quatro crias do sexo feminino, sendo três transgênicas (31F, 25F e 64F) e uma não transgênica (63F), oriundas da reprodução dos animais fundadores transgênicos. Todas as fêmeas foram submetidas à pesagem ao nascer e, posteriormente, a cada sete dias utilizando uma balança eletrônica adaptada para a espécie. Os animais receberam amamentação natural além de suplementação com concentrado comercial e feno de Tifton (Cynodon dactylon) até os três meses de idade, quando ocorreu o desmame. A partir deste período, a detecção da idade à puberdade foi iniciada através de realização de colheitas de sangue semanais para dosagem de progesterona e consequente determinação da primeira ovulação.
RESULTADOS:
A puberdade ocorreu nas fêmeas 31F, 25F, 64F e 63F aos 119, 150, 197 e 200 dias de idade, respectivamente. Esta idade representou, respectivamente, 48% (14,9 kg), 58% (17,9 kg), 73% (22,7 kg) e 54,7% (17,0 kg) do peso de uma fêmea adulta da mesma raça, o que está de acordo com o descrito para a espécie caprina.
CONCLUSÃO:
Embora o número de animais para comparação seja ainda pequeno, pode-se observar que a presença do gene exógeno não influenciou no desenvolvimento corporal e na idade à puberdade dos animais experimentais.
Palavras-chave: Caprino, Transgênese, Puberdade.