64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
PIRAJÁ: A REVELAÇÃO DA HISTÓRIA A PARTIR DA ORALIDADE DE SEUS MORADORES.
Fernanda de Souza Portela 1
Maiara Hora 2
Tânia Maria Hetkowski 3
1. Autor apresentador - Colégio da Polícia Militar
2. Co-autor - Colégio da Polícia Militar
3. Profa. Dra. / Orientadora - Universidade Estadual da Bahia
INTRODUÇÃO:
O objetivo do nosso trabalho consiste em mapear os bairros para descobrir sua origem, bem como a história por trás do seu surgimento. Objetivávamos também identificar os pontos importantes, de relevância social e informativa de Pirajá para mostrar o surgimento e a importância de um bairro, que tem hoje sua história desconhecida pela maioria dos moradores e da sociedade do seu entorno. Explicar o porquê de se obter o conhecimento sobre o bairro em que moramos, e até mesmo bairros históricos é uma das vertentes que o grupo procura mostrar aos seus participantes e aqueles que prestigiam o trabalho feito por nós. É de extrema relevância mostrar que em um bairro que tempos atrás teve uma enorme importância, hoje nota-se que falta um pouco mais de cuidados e atenção, pois a comunidade local não tem em si um sentimento de pertença e não se apropria dele como seu.
METODOLOGIA:
A composição desta atividade nos levou à busca do que é memória. O interesse se fundamenta, pois a História Oral tem como apoio as lembranças, destacando uma memória coletiva, que pode ser compreendida como a adição de experiências individuais passível de serem aproveitadas como fontes históricas.
“Relembrando Pierre Nora, memória é o vivido e história é o elaborado. Através do resgate da memória se reconstrói o passado (FREITAS, 2002)”.
Utilizamos também outros meios de fazer esse resgate, como fotos, entrevistas e visitas a locais estratégicos, como as igrejas. Nas entrevistas enriquecemos o nosso conceito de história oral, e através de um inconsciente coletivo frisado nas memorias individuais, constatamos que os contos eram verdadeiros.
RESULTADOS:
Através deste trabalho obtivemos um grande enriquecimento cultural, pois adquirindo o conhecimento da história de Pirajá, aprendemos que o bairro foi muito importante para a cidade de Salvador e para a concretização da independência da Bahia, e conhecer essa história traz um prestigio social para a comunidade local. A experiência de aprofundar essa história é imensurável. Ao sermos recebidos pela comunidade, percebemos o valor que essa atitude de querer mostrar a importância histórica do bairro, afetou diretamente os moradores porque eles perceberam que o seu bairro está sendo reconhecido cada vez mais, onde cada pessoa entrevistada se doou para nos ajudar a mostrar o real valor daquele local. Para a parte discente, fazer essa pesquisa teve uma grande valoração escolar uma vez que a temática abordada pelo nosso trabalho influi nos conteúdos programáticos em sala de aula, ajudando-nos assim a facilitar a aprendizagem de modo que pudéssemos abranger mais o tema. Redimensionar o espaço pelo que é vivido e não pelo físico, é muito importante para que a comunidade local tenha em si um sentimento de pertencer a ele.
CONCLUSÃO:
Logo, concluímos que aprender a história de um lugar a partir do morador local é de grande relevância para que ele se veja como um membro potencial daquele espaço e não mais um cidadão. A escola poderia se apropriar do espaço que ela ocupa para ensinar como podemos contar a nossa história ou como podemos obter a história de determinado povo, entrando em contato com o lugar. Estabelecer laços simbólicos com a comunidade a que pertencemos é ao mesmo tempo conhecer o espaço que vivemos e também poder contar a sua história desde o momento em que chegamos naquele lugar. Para um povo simples e humilde, isso faz toda a diferença.
Palavras-chave: Pirajá, Memória, História.