64ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
PROTÓTIPO PARA SIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE GERADORES EÓLICOS
Valdioleno Pinto dos Santos 1
Luiz Antonio de S. Ribeiro 2
1. Departamento de Engenharia da eletricidade, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/IEE/LabNea.
2. Prof. Dr/Orientador – Departamento de Engenharia da eletricidade, Universidade Federal do Maranhão – UFMA/IEE.
INTRODUÇÃO:
A geração de energia elétrica a partir de fonte renovável eólica é uma tecnologia cada vez mais aplicada nas regiões costeiras do Brasil. Isso se deve dentre outros fatores a diminuição do custo e aumento da eficiência e da robustez dos sistemas de conversão. Em localidades isoladas, tem se demonstrado como uma alternativa interessante para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Contudo, os padrões de vento em alguns locais onde são feitas as pesquisas inviabilizam a experimentação prática de estratégias de controle da geração. Uma solução tradicional é a simulação computacional dos modelos desenvolvidos, o que nem sempre é satisfatório devido às hipóteses simplificadoras que são aplicadas aos modelos.
METODOLOGIA:
Desenvolve-se então a construção de um protótipo que permita simular em laboratório padrões de ventos de quaisquer regiões e, assim, possibilitar o desenvolvimento de estratégias de controle da geração de energia elétrica a partir de fonte eólica. Este protótipo é composto por uma parte de potencia composto por conversores de frequência e máquinas de indução e máquinas síncronas a ímã permanente, acoplados ao mesmo eixo e controladas por processadores digitais de sinais (DSP’s) e sensores. Sendo que uma das máquinas atua como motor e a outra como gerador. Isto permite a simulação dos mais diversos tipos de geradores a partir de fontes eólica. A relevância desta proposta é poder aprimorar a pesquisa e desenvolvimento de sistemas de geração de energia elétrica a partir de fontes eólica. Considerando que esta área é de grande importância, é fundamental que estejamos desenvolvendo pesquisa na mesma.
RESULTADOS:
Foi obtida, uma bancada capaz de simular toda a dinâmica de uma turbina eólica e sua energia gerada, relevante para o estudo da geração de energia elétrica a partir de fonte eólica. O sistema desenvolvido pode atuar em duas configurações para se adequar as necessidades de implementação, umas delas é a aquisição de dados do vento a partir do anemômetro existente no Campus que emite em tempo real a velocidade de vento, a outra é utilizando um banco de dados para gerar o padrão de vento necessário para emulação do sistema, este é utilizado quando a velocidade de vento no anemômetro for nula ou muito baixa.
CONCLUSÃO:
Portanto esse projeto é uma alternativa viável para soluções em estratégias na implantação em sistemas eólicos em lugares dos quais não seria possível o estudo mais profundo, pois padrões de vento em alguns locais onde são feitas as pesquisas inviabilizam a experimentação prática.
Palavras-chave: Turbina eólica, Emulação, Gerador.