64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE RECOMENDA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS? |
Joélia Ferreira Costa de Abreu 1 Maria Regina Lima dos Santos 2 Raimundo Simas Abreu Neto 3 Fabiana Oliveira Canavieira 4 |
1. Graduanda de Pedagogia - UFMA 2. Graduanda de Pedagogia - UFMA 3. Graduando de Pedagogia - UFMA 4. Profa. Msc./ Orientadora - Departamento de Educação I - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
É evidente que a Educação Infantil no Brasil vem passando por grandes transformações acerca das práticas curriculares. Antes disso, em meados do século XIX, o atendimento à infância se distanciava do modelo de educação escolar, principalmente para crianças pobres, em que o atendimento possuía caráter assistencialista, fragmentando assim o contato com práticas lúdicas e educativas. Entendendo o currículo como um conjunto de práticas desenvolvidas dentro de uma instituição escolar, esse conceito ganha uma nova roupagem para a educação de crianças pequenas. O currículo da educação da pequena infância de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é caracterizada como sendo um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Nesse sentido, não podemos entender este currículo como uma grade de conteúdos que escolariza (no pior sentido da palavra) a educação da infância, a organização curricular nessa etapa deve acontecer de forma diferenciada onde se constitui como um instrumento cultural. O objetivo deste trabalho é reconhecer a importância da interação e da brincadeira no currículo da educação infantil, a partir, do que propõe as Diretrizes Nacionais, um documento elaborado com base em longas discussões e que fundamentam o trabalho dos professores visando uma educação de qualidade. |
METODOLOGIA: |
Esta pesquisa se configura em duas etapas, a primeira: a partir de um levantamento bibliográfico, onde analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estudo de documentos sobre orientações curriculares, a fim de refletir sobre a necessidade do currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas pedagógicas com base na perspectiva lúdica. E a segunda: através de pesquisa-ação na elaboração coletiva e reflexiva, por meio de formação continuada e intervenção na prática das temáticas que compõem a Proposta Curricular do município de Alto Alegre do Pindaré - MA. |
RESULTADOS: |
O estudo acerca dos novos paradigmas que fundamenta a educação da pequena infância e das DCNEIs (Parecer CNE/CEB nº 20/09 e Resolução CNE/CEB nº 05/09) resultou na materialização deste trabalho e sua relevância está nas discussões e na exposição de ideias que aqui residem. O processo formativo gerado a partir de tais estudos tem ocasionado incômodos e inquietações na atuação de algumas docentes, assim como instabilidade gerada a partir do novo. Todavia, os sujeitos da pesquisa, docentes da Educação Infantil da rede pública municipal, mediante processo formativo continuado crítico e reflexivo têm apreendido a importância de tais mudanças, mas que ainda não estão se efetivando a contento, mas os primeiros passos estão sendo dados. |
CONCLUSÃO: |
Ficou evidente, após a pesquisa, a necessidade de construir as Propostas Curriculares a partir das orientações dadas pelas Diretrizes Nacionais e pesquisas recentes do campo da Educação Infantil, que têm se fundamentado no novo paradigma teórico metodológico da Sociologia da Infância que dão destaque ao protagonismo infantil em sua prática educativa. Mas, em decorrência do ranço histórico de práticas educativas tradicionalistas e da falta de modelos ou de exemplos mais experientes em tal empreitada o caminho ainda é cheio de contradições e dificuldades. Ainda assim, faz-se a defesa que Propostas Curriculares decorrentes destas práticas educativas na perspectiva que têm as interações e brincadeiras como eixos fundamentais, contribuem de fato para uma Educação Infantil de qualidade, visto que garantem o direito das crianças a própria infância. |
Palavras-chave: Currículo, Interações, Pequena infância. |