64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
PROGRAMA ESCOLA ATIVA: a força dos elementos estruturantes na construção do conhecimento em classes multisseriadas do campo |
Luiz José Vieira de Melo 1 Maria de Fátima Soares de Melo 2 |
1. Prof. Dr. Colégio Dom Agostinho Ikas - UFRPE 2. Profa. Mestranda. Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes |
INTRODUÇÃO: |
O Programa Escola Ativa (PEA), ação desenvolvida em Parceria entre o MEC/FNDE, Secretaria Estaduais de Educação, Secretaria Municipais de Educação e Universidades, tem sido desenvolvido no Estado de Pernambuco desde 1998, sendo dinamizado através das ações de formação continuada a partir de 2009. Em seus objetivos reluz a preocupação com a qualidade do ensino desenvolvido em classes multisseriadas do campo, resgatando, contudo, as especificidades de alunos e comunidades como sujeitos de sua educação e como sujeitos do campo. Para isso, o PEA apresenta em sua base de sustentação quatro elementos estruturantes como forma de garantir o sucesso de suas ações: os cadernos de ensino aprendizagem, os cantinhos de aprendizagem, a gestão democrática e a relação escola-comunidade. Esse trabalho teve como objetivo analisar o desempenho desses elementos na construção do conhecimento dos alunos dessas classes situadas na zona rural dos municípios envolvidos. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi desenvolvido através de observações e entrevistas com Coordenadores (as) das Secretarias Municipais de Educação que fizeram adesão ao PEA e Professores (as) e Alunos das Escolas participantes do Programa. Esses levantamentos foram executados durante as realizações das Reuniões de Macrocentro, estratégia definida no Projeto Base do Programa, bem como durante as visitas de monitoramento às escolas, realizadas durante os anos de 2011 e início de 2012. As reuniões de Macrocentro são momentos de reflexão e discussão entre a Coordenação Estadual do Programa e as Coordenações dos Municípios situados em uma determinada macrorregião do Estado, visando avaliar o progresso dessas atividades em cada Município. Ao todo foram realizados sete encontros de Macrocentro e, cento e cinco visitas de monitoramento em escolas situadas no campo, abrangendo as regiões da Mata, Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco. Os dados levantados foram analisados à luz dos objetivos do Programa implantado. |
RESULTADOS: |
Os cadernos de ensino foram citados como bons recursos, apesar de alguns erros gráficos e de conteúdo verificados. Enfatizou-se a sua estrutura em atividades Básica(A), Prática(B) e de Aplicação e Compromisso(C). A primeira por valorizar os conhecimentos prévios das crianças, resgatando-se Paulo Freire, para quem não há como propiciar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de classes populares sem valorizar os saberes construídos em sua prática comunitária. Os cantinhos de aprendizagem têm contribuído significativamente com o trabalho educacional pelo fato de despertar a curiosidade e a satisfação pela exposição de suas produções. Na gestão democrática, o ponto de estrangulamento tem sido a relação com a comunidade. Quando a interação foi satisfatória observou-se a melhoria no desenvolvimento dos projetos educacionais, o que não foi verificado nas escolas desvinculadas da comunidade. O Colegiado Estudantil foi apontado pelas professoras como uma atividade de difícil execução. Contudo, quando instalados, os resultados foram significativos na aprendizagem, por levar os alunos a atuarem como sujeitos da sua educação. A construção do croqui e da monografia da comunidade foi apontada como ações pedagógicas indispensáveis por valorizar o campo como espaço de vida dos alunos. |
CONCLUSÃO: |
De acordo com as observações, concluímos que os elementos estruturantes do Programa Escola Ativa são indispensáveis ao desenvolvimento das atividades pedagógicas em busca de uma educação do campo, que valorize as pessoas como sujeitos da sua própria educação. Além disso, destaca-se a importância dessas ações na valorização do campo como espaço de vida dessas pessoas, considerando suas especificidades culturais, sociais e econômicas. Sugerimos ainda que tais elementos também estejam presentes nas demais ações de educação do campo. |
Palavras-chave: Educação do campo, Programa Escola Ativa, Elementos estruturantes. |