64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
GESTÃO CONTEMPORÂNEA DO TURISMO: dinâmica do outsourcing aplicada à Hotelaria - caso SOLARE
MARCIO JUNHO CUTRIM VINHAIS 1
ANDERSON LOURENÇO MIRANDA 2
1. Bacharel em Turismo - Universidade Federal do Maranhão
2. Prof. Ms / Orientador - Depto de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
Com o aumento do nível de esclarecimento dos consumidores, além da qualidade e utilidade, são embutidos vários outros atributos no valor de um produto, como, por exemplo, o cuidado com o meio ambiente, o design e a customização. Daí a preocupação das organizações em investir em seus funcionários (associados para algumas) em busca da qualidade dos produtos e/ou dos serviços, reconhecimento e fixação da sua marca no mercado, além da satisfação dos seus funcionários – seus primeiros clientes.
Desta forma, nos últimos anos, o outsourcing tem-se revelado ao mercado como uma importante ferramenta de gestão capaz de possibilitar às empresas uma melhor administração de informações, criando vantagens competitivas no ambiente interno e externo das organizações.
A escolha do tema se deu pela necessidade de se verificar como a gestão contemporânea do turismo vem sendo trabalhada pelos empreendedores hoteleiros em São Luís.
A definição do problema de pesquisa se expressa por meio da seguinte indagação: De que forma um modelo de gestão contemporânea, baseado na dinâmica do outsourcing aplicado à hotelaria, possibilita o progresso de uma organização no setor turístico tendo como foco de estudo o caso Solare em São Luís?
Concebe-se como busca principal do estudo: desenvolver uma análise acerca das contribuições da gestão contemporânea ao turismo tendo como ênfase a aplicação do modelo de outsourcing direcionado à hotelaria – caso Solare em São Luís.
METODOLOGIA:
I) quanto aos objetivos: trata-se de uma pesquisa exploratória; II) quanto aos procedimentos técnicos: esta pesquisa foi bibliográfica, para que houvesse fundamentação teórica ao tema proposto; pesquisa documental, análise de documentos diversos tanto da empresa quanto de outros órgãos; e, por fim, trata-se de um estudo de caso por tratar-se de um estudo sobre a contemporaneidade da gestão do turismo, levando-se em consideração a dinâmica do outsourcing aplicada à Hotelaria.
O universo são os funcionários da empresa Solare e demais empresas envolvidas no processo de terceirização (parceiras) atuantes nos empreendimentos administrados pelo Grupo Solare localizados na cidade de São Luís do Maranhão.
A pesquisa coletou os dados através de: a) entrevista junto ao Gestor do Grupo Solare (para averiguar como são prestados os serviços nos empreendimentos sob administração do Grupo); b) questionário semi-estruturados aplicados junto aos Funcionários da Solare e aos Terceirizados utilizando escala Likert (para averiguar a relação profissional desse grupo de indivíduos); c) Pesquisa bibliográfica (para o embasamento dos problemas e estudos propostos).
RESULTADOS:
Percebe-se que a maior parcela dos funcionários do Grupo Solare (73%) apontam concordar com a existência de motivação no trabalho dos funcionários terceirizados, sendo que 20% destes concordam totalmente; Quando interpelados sobre o clima organizacional entre terceirizados e os colaboradores da Solare, 78% dos funcionários concordam que existe um ambiente harmonioso e que contribui incisivamente para o sucesso das políticas estabelecidas pelo Grupo, sendo que 60% dizem apenas concordarem com a afirmativa e 7% discordam da mesma, e para 15% mostram-se indiferentes acerca dessa relação no ambiente organizacional.
De acordo com os dados obtidos, 57% dos terceirizados entendem que o programa de terceirização das empresas para as quais trabalham contemplam aspectos de relações humanas. Ou seja, o programa de terceirização engloba diversas variáveis que não sejam as atividades do seu trabalho rotineiramente.
Percebe-se que 61% dos terceirizados estão satisfeitos com as atividades que desenvolvem e com o plano de carreira estabelecido pela empresa terceirizada, mas percebem que o fato de trabalharem diretamente com o Grupo Solare propicia mais oportunidades. Quanto aos fatores mencionados que motivam o funcionário terceirizado a trabalhar na empresa terceirizada, 17% dos entrevistados afirmam que trabalham por necessidade, 15% apontam ser a oportunidade de crescimento e gostar do que faz serem os principais motivos, e 12% a integração que há entre a equipe de trabalho.
CONCLUSÃO:
Equiparando-se a outros grupos administradores de hotéis do país, o Grupo Solare demonstra seus principais diferenciais
O diferencial está na política de valorização das pessoas, fazendo com que eles se sintam parte do Grupo. E esse cuidar inclui os nossos clientes, bem como àqueles que trabalham conosco. Uma de nossas preocupações é manter os nossos funcionários sempre motivados e satisfeitos. Isso porque acreditamos que dessa forma eles também cuidarão e atenderão bem os nossos clientes. Outro ponto é a nossa forma de tratar os problemas: quando surge algo que não esteja andando bem, procuramos de imediato resolver e busca-se repassar os procedimentos às demais unidades como evitar que determinado fato aconteça novamente. Por último, destaca-se a preocupação da equipe da Solare em implementar neste estado as melhores práticas de gestão competitiva do ramo hoteleiro, equiparando-se às grandes operadoras do eixo sul e sudeste do país (PESQUISA DIRETA, 2010).
A terceirização de setores do Grupo lhe dá mais equilíbrio e minimiza esforços em áreas estratégicas.
A valorização do capital intelectual individual tem aprimorado o alcance dos resultados em grupos e estimulado as habilidades interpessoais. Incertezas mercadológicas as levam a adotar planos estratégicos flexíveis e, por outro lado, muitas outras têm terceirizado atividades que não lhes são essenciais para se adaptarem as variações de mercado.
Palavras-chave: Competitividade, Outsourcing, Hotelaria. Turismo.