64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANÁLISE QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DAS FOLHAS CITRONELA (Cymlopogon winterianus Jowitt)
Jéssica Verônica Pinto Feitoza 1
Odair Dos Santos Monteiro 2
Natale Cristine Costa Carvalho 3
Adenilde Ribeiro Nascimento 4
Denise Fernandes Coutinho Moraes 5
Raimundo Gomes Campos Neto 1
1. Iniciação Científica – Depto de Tecnologia Química - UFMA
2. Profº. Dr./Orientador Depto de Química - UFMA
3. Mestranda em Química - UFMA
4. Profª. Drª. Depto de Tecnologia Química - UFMA
5. Profª. Drª. Depto de Farmácia - UFMA
6. Iniciação Científica – Depto de Tecnologia Química - UFMA
INTRODUÇÃO:
A Citronela é uma espécie pertencente à família das Poaceae, esta é originária da Ásia, sendo amplamente encontradas nas regiões de clima tropical. O capim-citronela, Cymlopogon winterianus Jowitt, é uma planta medicinal e devido à grande procura pelo seu óleo essencial tem se tornado importante no Brasil, tanto no mercado interno, quanto para exportação. Das folhas da citronela se extrai um óleo essencial rico em citronelal, citronelol e geraniol, substâncias que dão a ela propriedades biológicas como inseticida, antimicrobiana e acaricida. Este estudo teve por objetivo avaliar a atividade antibacteriana do óleo essencial da Citronela (Cymlopogon winterianus Jowitt) frente às cepas de bactérias padrões de Bacillus cereus Salmonella sp., Escherichia coli e Staphylococcus aureus, bem como determinar sua composição química.
METODOLOGIA:
As cepas de bactérias utilizadas nesse experimento foram as de 1. Bacillus cereus ATCC 1505-2, 2. Salmonella sp ATCC 1201-1, 3. Escherichia coli ATCC 2592-2 e 4.Staphylococcus aureus ATCC 2592-3, para extração do óleo essencial foram utilizadas folhas secas de Cymlopogon winterianus Jowitt, obtidas no Herbário Ática Seabra – UFMA. O processo de extração do óleo essencial foi realizado empregando-se o método de hidrodestilação, em aparelho de Clevenger. A análise quantitativa dos constituintes do óleo foi realizada utilizando-se cromatógrafo gasoso equipado com detector de ionização de chamas (FID). A quantificação dos compostos majoritários foi obtida por meio da normalização de áreas (%). A análise da composição química foi feita usando-se a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). A atividade antimicrobiana dos óleos foi testada pelo método de difusão em disco (CLSI), onde os inóculos (0,1 mL) de cada bactéria foram semeados em placas de Petri com o meio de cultura Müeller-Hinton, nas quais foram colocados discos de papéis de 6 mm impregnados com 20 µl das soluções do óleo de citronela em DMSO nas concentrações de 0 (controle) 1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64 µl.mL-1, para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). As placas foram incubadas a 37 ºC por 24 horas. Os halos de inibição foram medidos com auxílio de uma régua milimetrada.
RESULTADOS:
O bioensaio de difusão em ágar mostrou a ação inibitória do óleo essencial da espécie Cymlopogon winterianus Jowitt para a cepa de bactéria 3. Escherichia coli ATCC 2592-2, nas concentrações de 64, 32 e 16 µl.mL-1 com os respectivos halos de inibição 14 mm, 11 mm e 10 mm. A média dos halos de inibição obtidos para cada concentração indica que a CIM para a bactéria 3 é a concentração de 16 µl.mL-1. O óleo essencial de citronela não apresentou atividade antibacteriana para as demais bactérias em todas as concentrações testadas. O resultado da composição química feita por CG/EM, do óleo essencial obtido por hidrodestilação permitiu identificar como constituintes majoritários o citronelal (47,12%), citronelol (11,07%) e geraniol (18,56%), que são os responsáveis pelas atividades biológicas do óleo em estudo.
CONCLUSÃO:
Através da avaliação da atividade antibacteriana, observou-se que apenas a bactéria E. coli ATCC 2592-2 foi sensível ao óleo essencial de citronela até a concentração de 16 µl.mL-1, sendo esta identificada como a CIM. Apesar do resultado obtido nesse trabalho não apresentar atividade bactericida relevante paras as demais bactérias, vários trabalhos relatam a importância do uso do óleo essencial de citronela como um antibacteriano em potencial. A técnica de CG/EM proporcionou a identificação de vinte e cinco componentes químicos no óleo essencial de citronela com a predominância dos monoterpenos citronelal, citronelol e geraniol.
Palavras-chave: Cymlopogon winterianus Jowitt, Óleo essencial, Atividade microbiológica.