64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
ESTUDO QUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS DE Psidium guajava L.
Carolyna Lopes Leitão Couto 1
Abigail Trindade Oliveira Castro 2
Vanessa do Amaral Neiva 3
Flavia Maria Mendonça do Amaral 4
1. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Universidade Federal do Maranhão
2. Departamento de Farmácia / CCBS – UFMA
3. Departamento de Medicina / CCBS - UFMA
4. Profa. Dra. /Orientadora – Departamento de Farmácia/CCBS – UFMA
INTRODUÇÃO:
Psidium guajava L., família Myrtaceae, conhecida popularmente como goiaba, é amplamente utilizada na prática popular no tratamento de inflamações da boca e da garganta, diarreia, disenteria, flatulência e cólica abdominal. O objetivo do trabalho foi avaliar os constituintes químicos e atividade antioxidante das folhas de Psidium guajava.
METODOLOGIA:
As folhas da espécie foram obtidas por coleta manual, em habitat natural, na cidade de São Luís, estado do Maranhão, no mês de julho/2011; em seguida, foram secas, moídas e submetidas à extração com etanol a 70% por maceração e percolação, empregando a relação de hidromódulo (droga/solvente) de 1:5; submetidas à análise qualitativa e quantitativa de constituintes químicos e avaliação in vitro da atividade antioxidante.
RESULTADOS:
Ácidos orgânicos, compostos fenólicos, saponinas e taninos hidrolisáveis foram detectados em todos os extratos sem alterações de concentração na avaliação semi-quantitativa em função do procedimento extrativo; porém esteroides, triterpenos, flavonas, flavonóis e xantonas apresentaram resultados mais expressivos nos extratos obtidos por percolação. Na análise quantitativa de polifenóis e flavonoides, os extratos obtidos por maceração e percolação não apresentaram diferença estatística. Os resultados da atividade antioxidante indicam que todos os extratos empregados nesse estudo apresentaram expressiva inibição de radicais livres concentração-dependente, com diferença significativa (p≤0,05); indicando que o extrato hidroalcóolico das folhas de Psidium guajava obtido por percolação na concentração de 25 µg/mL foi mais representativo.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos indicam presença de constituintes químicos que justificam a expressiva atividade antioxidante; demonstrando, ainda, que procedimento extrativo representa variável que influência na obtenção dos extratos da espécie em estudo.
Palavras-chave: Psidium guajava, Antioxidante, Padronização de extratos.