64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
A Prática Docente na Escola Agrícola da comunidade Monte Cristo em Codó-MA |
Antonio Carlos Mesquita de Souza 1 Ananda Vieira da Silva 1 Francisca Roseane da Luz Viana 1 Jandira do Nascimento Pinto 1 Lídia Gardênia Oliveira Moraes 1 José Carlos Aragão Silva 2 |
1. Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas e Filosofia/UFMA 2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de História/UNB |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho relata as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID/CAPES do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, durante as práticas pedagógicas realizadas na comunidade quilombola do povoado Monte Cristo, zona rural de Codó - MA, enfatizando temas diversificados que estão em consonância com os conteúdos disciplinares regulares abordados pelos professores da instituição. Buscamos em parceria com os professores da escola possibilitar aos discentes a percepção das facetas de sua realidade e uma conscientização crítica que abrangesse a realidade cultural, social, política e econômica dos alunos da escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wicklein. Desenvolvemos várias ações dentro e fora da sala de aula, o que foi possível principalmente porque a escola trabalha com o modelo da Pedagogia da Alternância. Esse modelo procura valorizar o indivíduo do campo proporcionando-lhe o desenvolvimento necessário para a construção de sua cidadania no próprio meio rural, dando-lhe, assim, acessibilidade ao conhecimento e condições para difundir a tecnologia no meio rural. |
METODOLOGIA: |
Os meios utilizados para desenvolvimento das atividades foram os conteúdos trabalhados pelos docentes da instituição, dentre uma infinidade de temas abordados podemos destacar: A afrodescendência, a Pedagogia da Alternância e História dos Direitos Humanos no Brasil. Visando a apreensão dos conteúdos pelos alunos, entretanto, fizemos uso de outros recursos além do quadro-negro, realizando uma abordagem dinâmica que requeria maior atenção e participação dos alunos, o objetivando que os alunos tomassem ciência que eles são construtores do conhecimento, onde o professor é o mediador entre o aluno e os recursos didáticos. Os métodos para a realização desse trabalho partiram de observações de toda a escola no que se refere à sua estrutura física e à prática pedagógica aplicada pelos professores em sala de aula, utilizamos recursos áudio visuais, como data show, câmera fotográfica, computador etc. As temáticas trabalhadas foram assim pensadas para promover reflexões dos alunos sobre a realidade brasileira como também levando os mesmos a debruçar-se sobre sua própria realidade local, como por exemplo, no que tange à História da sua cidade, a influência da afrodescendência na cultura de Codó e ao modelo da Pedagogia da Alternância no qual eles estão inseridos. |
RESULTADOS: |
A experiência da iniciação da prática docente possibilitou aos futuros professores uma nova perspectiva de ensino, pautada, inclusive na interdisciplinaridade que o próprio curso de Licenciatura em Ciências Humanas propõe, e também, nesse modelo de formação por alternância que é praticado na Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wicklein. As discussões relevantes se deram quanto à prática interdisciplinar em sala de aula e em ambiente aberto através de atividades práticas, que são desafiadoras, e no tocante a estimulação dos alunos à construir e difundir os conhecimentos científicos, sem no entanto, perder de vista o contexto cultural e social em que estão inseridos. Pudemos perceber uma evolução interessante com respeito a aprendizagem e participação de cada discente, hora pedindo a palavra, em outro momento fazendo menção de uma aula outrora ministrada por um de seus professores, fomos testemunhas do quanto eles conseguiram assimilar os temas abordados em sala quando das visitas técnicas e atividade práticas, associavam as situações vivenciadas ao momento que viviam e aquela atividade realizada. Não poderíamos deixar de falar também de seus professores que participando juntamente conosco, observavam e colaboravam com os trabalhos elaborados e aplicados por todos. |
CONCLUSÃO: |
Diante do grande desafio da prática docente na contemporaneidade, isto é, quando o professor não é mais definido e conhecido somente como transmissor de conteúdos, mas sim um profissional que vem facilitar o acesso do seu público-alvo, ou seja, dos alunos ao conhecimento além de estarem em constante formação e flexível como o próprio sistema impõem, uma vez que os alunos estão inseridos em um mundo que a todo momento sofre alterações bruscas e os discentes tem acompanhado, só os professores que por falta de investimentos por partes das autoridades competentes como também, deficiência em sua formação permanecem aplicando a velha receita de sempre, em sua grande maioria. Hoje as exigências educativas que darão rumo ao futuro da vida desses meninos e meninas requererem que o professor reconheça os alunos como sujeitos autônomos e ativos do processo de ensino-aprendizagem. Cabe, então, ao educador, formar cidadãos críticos e conhecedores de seu contexto político, social e econômico, levando-os a uma leitura criteriosa do social no que se refere à execução e respeito aos seus direitos e deveres. |
Palavras-chave: Afrodescendência, Conteúdo, Docência. |