64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 2. Cirurgia
AÇÃO SOCIAL DO DIA DO QUEIMADO, 06 DE JUNHO DE 2011
Mairla Souza Cavalcante 4
Alberto Rodrigues de Miranda Filho 5
Paulo Roberto Mocelin 5
Alfredo José Barreto Sampaio Junior 1
Olinto Farias Castelo Branco Júnior 2
Mayra Chaves Ferreira 3
1. Acadêmico de Medicina - 3 período - UFMA
2. Acadêmico de Medicina - 6 período - UFMA
3. Acadêmica de Medicina - 8 período - UFMA
4. Acadêmica de Medicina - 9 período - UFMA
5. Orientador - Cirurgião Plástico - HUUFMA
INTRODUÇÃO:
A fissura de lábio e ou de palato é uma das anomalias congênitas craniofaciais mais freqüentes; acomete 1:1.000 crianças nascidas no mundo. No Brasil, segundo o IBGE e estudos realizados pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais [HRAC] em Bauru/SP, a prevalência ocorre na grandeza de 1: 650 nascimentos. Caracterizada por ruptura do lábio e ou do palato e representa a mais frequente malformação congênita que acomete face e cavidade bucal. O portador comumente apresenta alterações estéticas, funcionais e psicossociais; as estéticas são caracterizadas pela presença de fissura no lábio e/ou palato, cujo distúrbio nomeia a doença. Estas implicações psicossociais evidenciam a necessidade de planejamento e abordagem terapêutica multidisciplinar, abrangendo profissionais de áreas como medicina (cirurgião plástico e pediatra), enfermagem, nutrição, odontopediatra, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e pedagogia. Neste estado, o tratamento necessário a esses portadores era feito de maneira gratuita pelo SUS através do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUPD); no entanto, atualmente este não se encontra ativo. A APACMA é a única do gênero no estado e referência para encaminhamento para tratamento e acompanhamento.
METODOLOGIA:
A ação social foi na forma de campanha com promoção de conhecimento destinada à população em geral e distribuição de brinquedos educativos. Foram englobadas atividades lúdicas: interação mediada por palhaço contratado por patrocinadores, gincana, sorteio de brinquedos e concurso de dança. Os beneficiados foram pacientes e familiares, além de crianças e famílias da comunidade. Também houve sorteio de cestas básicas angariadas pela APACMA.
RESULTADOS:
Foi uma produtiva oportunidade de exercer educação em saúde com a população, realizando o exercício de transmitir em termos leigos o conhecimento adquirido. A vivência dos acadêmicos foi ampliada além das atividades curriculares, em especial neste caso, pois não há disciplina de cirurgia plástica na grade curricular e nem a correção cirúrgica é praticada atualmente no HUPD, fato esse que dificulta a abordagem e o manejo do paciente portador de fissuras pelo futuro profissional médico. Acredita-se que, além das contribuições descritas acima, a atuação em campanha auxiliou os alunos a fixarem o conhecimento adquirido, além de contribuir no processo de educação e promoção da saúde da comunidade. Após a realização de atividades junto à comunidade, a LCPQ se deparou com a escassez de assistência, no Maranhão, ao portador de fissuras; além, verificou-se dificuldade de acesso a informações sobre a atual situação da assistência neste Estado a este segmento da população. Por outro lado, os alunos se depararam com familiares e cuidadores que relataram conhecimento da doença em questão e contribuíram com o relato de sua experiência, enriquecendo a troca de conhecimentos.
CONCLUSÃO:
A ação social proporcionou uma experiência única na formação acadêmica de cada estudante que participou do evento, além da valorização dedicada aos pacientes e familiares, retribuída com hospitalidade e proatividade. Observa-se, contudo, que grande parte das ações desenvolvidas é de responsabilidade de ONGs em parceria com o Estado, com projetos pontuais aos quais não é garantida a sua continuidade em virtude, sobretudo, do financiamento dos mesmos. Isso acaba por ocasionar uma pontualidade e transitoriedade das experiências que não chegam a se consolidar, produzindo impactos bastante restritos em relação às problemáticas para as quais direcionam sua atenção.
Palavras-chave: Cirurgia Plástica Reparadora, Fissura labiopalatal, Educação em saúde.