64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
LEVANTAMENTO DE IMATUROS AQUÁTICOS DA ORDEM EPHEMEROPTERA NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO INHAMUM, CAXIAS – MA
Gracyone Silva Sousa 1
Carmem Célia da Silva Saraiva 1
Gracilane Chaves Lima 1
Gleison Robson Desidério Gomes 1
Stênio Raniery de Sousa Nascimento 1
Carlos Augusto Silva de Azevêdo 2
1. Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA
2. Orientador Prof. Dr.– Curso de Ciências Biológicas – CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
A ordem Ephemeroptera possui atualmente cerca de 375 gêneros e 3000 espécies distribuídas em 37 famílias. Para o Brasil ocorrem 63 gêneros, 10 famílias e 166 espécies. As larvas são encontradas em ambientes aquáticos lóticos e lênticos e importantes na cadeia trófica dos ecossistemas aquáticos. Os efemerópteros são usados como bioindicadores de qualidade ambiental, por serem altamente sensíveis as alterações ambientais. São os únicos a apresentarem um estágio alado intermediário o subimago ou subadulto. Devido à incipiência de estudos sobre a ordem para o estado do Maranhão e para a município de Caxias objetivou-se desenvolver estudos taxonômicos do estágio imaturo da ordem Ephemeroptera em riachos existente na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias- MA.
METODOLOGIA:
As coletas ocorreram na Área de Preservação Ambiental do Inhamum, Caxias-MA, (04º 53’ 30’’ S/43º 24’ 53’’ W), com área de 4.500 ha, e dois tipos de vegetações: mata ciliar e cerrado. As coletas foram realizadas no período de junho a outubro de 2011, correspondentes ao período de seca, em cinco riachos: Inhamum e Soledade (2º ordem), Sumidouro do Padre, Sumidouro do Padre II e Areia Branca (1º ordem). Para coletas das larvas foi amostrada uma seção de 50m, dividida em cinco pontos. Os espécimes foram coletados com auxilio de rede entomológica aquática, rede em D (rapiché), peneira e por catação manual. Foram examinados substratos como: bancos de folhas no leito dos riachos, pedras, troncos e raízes submersas na correnteza, e macrófitas, em áreas de correnteza ou remanso. O material coletado foi examinado no local, acondicionado, e transportados ao Laboratório de Entomologia Aquática do CESC – UEMA, e fixados em álcool etílico a 80%, e identificados no nível de família.
RESULTADOS:
Foram coletadas 125 larvas de Ephemeroptera distribuídas em três famílias: Euthyplociidae, Baetidae, Leptophlebiidae. Das famílias coletadas, Leptophlebiidae foi a mais representativa. O elevado número de espécimes desta família nos riachos amostrados pode ser devido essa família ser considerada generalista, e habitar geralmente todos os tipos de substratos disponíveis no ambiente aquático dulcícola e salobro em zona temperada e tropical. A família com menor representatividade foi Euthyplociidae com apenas um individuo coletado. A baixa representatividade pode está relacionada à alta sensibilidade a ações antrópicas que vem ocorrendo nos riachos na área de estudo. O riacho com maior representatividade foi o Areia Branca, o mesmo é de 1ª ordem, com dossel fechado e vegetação ripária fechada. Uma vez que a ordem dos cursos d água e a intensidade de cobertura vegetal ao longo dos riachos podem influenciar de forma significativa na distribuição dos insetos aquáticos. A menor representatividade encontra-se no riacho Inhamum, isto pode ser ocasionado pela ação antrópica que vem ocorrendo neste riacho ao longo do curso.
CONCLUSÃO:
Foi possível verificar três famílias Leptophlebiidae a mais abundante e Euthyplociidae e Baetidae com menor número de espécimes. A quantidade de famílias foi considerável, das três famílias registradas para o Maranhão uma foi certificada neste estudo, sendo que surgiram duas novas famílias para o maranhão e para essa área de estudo, sendo elas Euthyplociidae e Leptophlebiidae. Na APA do Inhamum, os riachos encontram-se sofrendo alterações antrópicas que afetam sua integridade e podem ocasionar a redução das famílias de Ephemeroptera. As informações taxonômicas poderão posteriormente ser modificadas com novos trabalhos, estudos sobre a ordem Ephemeroptera estão sendo realizado para a área atualmente.
Palavras-chave: Ephemeroptera, Levantamento faunístico, Entomologia Aquática.