64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A INTERDISCIPLINARIDADE DO ESPORTE DE ORIENTAÇÃO
Sodré Alexandre de Paula 1
Tarso Pires Trindade 2
João Cleber Theodoro de Andrade 3
1. Graduando Curso de Licenciatura em Educação Física, Campus Uruguaiana, UNIPAMPA
2. Graduando Curso de Licenciatura em Educação Física, Campus Uruguaiana, UNIPAMPA
3. Prof Dr João Cleber Theodoro de Andrade Orientador - Curso de Licenciatura em Educação Física, Campus Uruguaiana, UNIPAMPA
INTRODUÇÃO:
O Esporte de Orientação também chamado simplesmente de Orientação, é uma corrida ou caminhada em um parque ou área rural, utilizando um mapa e uma bússola (opcional), em que o praticante percorre um itinerário passando por locais de controle (pontos de controle) marcados no terreno em uma ordem estabelecida. A primeira vista, pode parecer complicado realizar essa modalidade na escola porque o local da prática é a natureza e é preciso ler mapas e usar a bússola. Contudo a corrida de orientação e a corrida através campo (trekking) são adaptáveis às instalações da escola (tenha ela quadra esportiva ou não) e ao entorno dela. Além disso, algumas disciplinas e conteúdos que podem ser trabalhados com a utilização deste desporto: Geografia, Biologia, Educação Ambiental, Administração, História, Matemática, Educação Física, dentre outras.
METODOLOGIA:
Este projeto está sendo desenvolvido com alunos do 4º ao 6º ano do ensino fundamental em período contrário ao turno escolar. O desenvolvimento do projeto ocorre com trabalhos e vivencias proporcionada em grupo.
RESULTADOS:
O projeto tem desenvolvido nos alunos o uso das habilidades de localização espacial e temporal, estimulado a prática de esportes, trabalhado conceitos e habilidades de orientação geográfica com o manuseio de bússola e mapa de orientação, reforçando valores como persistência e superação. Também tem provocado a tomada de decisões nos participantes e estimulado para a preservação ambiental. Espera-se que a Educação Física seja refletida como uma imensa gama de cultura corporal e não um espaço para o simples exercício de aptidões físicas.
CONCLUSÃO:
A corrida de orientação é um esporte distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio a natureza, gerando desse modo, um componente mental e lúdico capaz de atrair um grande número de praticantes, de todas as idades, sem limitação no número de competidores, de vários níveis técnicos, carentes, portadores de necessidades especiais e tem uma aceitação muito grande pelo público feminino.
Palavras-chave: Cultura Corporal, Interdisciplinaridade, Orientação.