64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
BLEED FOR ANCIENT GODS: REPRESENTAÇÕES DOS GERMANOS NO HEAVY METAL
Jackson Franco de Sá Monteiro 1
Johnni Langer 2
1. Graduando - Centro de Ciências Humanas - UFMA
2. Prof. Pós-Dr./ Orientador - Centro de Ciências Humanas - UFMA
INTRODUÇÃO:
Fenômeno comum da pós-modernidade, a “crise de identidade”, consequência do processo de globalização, tem continuamente substituído as tradicionais culturas locais por uma cultura global homogeneizada. Em resposta a esse processo, muitos músicos e bandas europeias buscam em suas composições, repletas de glórias, batalhas e mitos, reavivar a história de seus antepassados. Tema recorrente em muitas composições de heavy metal (nas mais variadas vertentes), representações dos antigos povos germânicos e do medievo correspondem em muitos casos à principal temática do repertório de diversas bandas. Este trabalho tem como objetivo abordar o uso dessas representações, por vezes idealizadas, como maneira de reafirmar a identidade cultural dos músicos que as compõem e do público que os escuta.
METODOLOGIA:
Na confecção deste trabalho foi realizada extensa pesquisa de material audiovisual (músicas e clipes de diversas bandas), que foram correlacionadas a textos e artigos que abordam os temas em pauta neste artigo: A cultura dos povos germânicos na antiguidade e no medievo e a busca de uma identidade cultural em um mundo cada vez mais homogêneo.
RESULTADOS:
A pesquisa demonstra que se tornou mais constante e popular a presença de letras com representações dos povos germânicos. De tema esporádico em composições nas décadas de 70, 80 e 90, atualmente é a temática principal de grande numero de bandas, principalmente nas vertentes conhecidas como Power metal e Viking metal, este ultimo com foco na cultura e mitologia escandinava.
CONCLUSÃO:
O mesmo processo de globalização, responsável pela perda da identidade cultural, é também o catalisador da busca por essa identidade perdida. No cenário headbanger europeu, essa busca se dá por meio de composições que exaltam as qualidades dos antigos germanos (honra, coragem, bravura) e vários aspectos de sua cultura, com grande destaque à religiosidade pagã e suas características bélicas. A popularidade de tais músicas é tanta que não se restringe ao velho continente, obtendo muitos fãs em países da America latina, EUA, Canadá, Japão, Austrália, etc.
Palavras-chave: Germanos, Identidade cultural, Heavy metal.