64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA PROVENIENTE DE POÇO ARTESIANO, CONSUMIDA POR ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROF. HELYON DE OLIVEIRA NO MUNICÍPIO DE TEFÉ/AM.
Jonylla Pontes Silva 1
Alex Izuka Zanelato 2
Augusto Izuka Zanelato 3
Alfrans da Mata Batalha 4
1. Acadêmica (autora) - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2. Prof. Msc/Orientador - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
3. Prof. Msc/Coorientador - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
4. Coordenador da Vigilância Ambiental - Tefé/Am
INTRODUÇÃO:
A água é uma necessidade imprescindível para qualquer ser vivo e utilizada para vários fins, e é de extrema importância que esta apresente características específicas para ser considerada adequada para consumo humano. A qualidade da água é definida por meio de um conjunto de parâmetros constituídos por normas e legislações sanitárias (CAEMA, 2008). A Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, define os níveis aceitáveis de potabilidade da água para consumo humano.
A ingestão de água contaminada pode provocar surgimento de doenças de veiculação hídrica. Segundo Campanili (2003), esse tipo de contaminação é responsável por 70% das internações. O objetivo desse trabalho foi realizar análises físico-químicas e microbiológicas da água consumida pelos alunos e funcionários da Escola Municipal Prof. Helyon de Oliveira. Os parâmetros avaliados foram pH, temperatura e turbidez para as analises físico-químicas e presença ou ausência do grupo coliformes totais e termotolerantes para as análises microbiológicas.
METODOLOGIA:
As amostras foram coletadas em janeiro de 2011 e dezembro de 2011, oriundas do poço artesiano da referida escola, foi realizado a coleta da torneira da saída do poço. A coleta foi realizada com a utilização de frascos de poliestireno esterilizadas e lacradas de fábrica, com isso, buscando evitar contaminações de meios externos. Nas analises físico-química, a valor de pH, turbidez e temperatura foram determinados utilizando-se pHmetro, turbidímetro e termômetro a laser, respectivamente. A análise microbiológica foi realizada aplicando-se o método de determinação da presença do grupo coliformes com o uso do reagente aquatestcoli. Para a realização deste teste foi adicionado o reagente em 100 ml da amostra contida no frasco, após a adição do reagente agitou-se o frasco para homogeneizar a solução e em seguida foi levada à estufa bacteriológica a temperatura de 35°C, por um período de 24 horas.
RESULTADOS:
Para os resultados das análises físico-químicas, os valores de pH, turbidez e temperatura, tanto na primeira quanto na segunda amostra obteve-se resultados dentro do valor máximo permitido . Na análise microbiológica, ao término das 24 horas das amostras incubadas. Verificou-se que não houve alteração da coloração da amostra, o que indica a ausência do grupo coliforme na amostra da agua coletada.
CONCLUSÃO:
Portanto, os resultados obtidos indicaram que as análises das amostras coletadas do poço artesiano da Escola Municipal Prof. Helyon de Oliveira no período de janeiro de 2011 e dezembro de 2011, tanto físico-química quanto microbiológica estão dentro dos padrões aceitáveis de potabilidade de água para consumo humano, segundo a portaria 518/04 do Ministério da Saúde.
Palavras-chave: Análise físico-química e microbiológica da água, padrões de potabilidade, Município de Tefé/Am.