64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
UTILIZAÇÃO DE PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS PARA O MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO BARTOLOMEU
João Paulo Sena Souza 1,2
Alexandre Messias Reis 2,3
Antônio Felipe Couto Jr. 1
Adriana Reatto 2
Éder de Souza Martins 2
1. Faculdade UnB Planaltina - Universidade de Brasília
2. Embrapa Cerrados
3. Instituto de Geociências - Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
O relevo condiciona a distribuição dos tipos de solos e de vegetação, destacando-se como um fator relevante no ordenamento territorial e planejamento ambiental. O mapeamento das unidades geomorfológicas tem o intuito de caracterizar o relevo, além de subsidiar a ocupação do terreno em escala regional. Este estudo foi desenvolvido no Alto curso da Bacia Hidrográfica do Rio São Bartolomeu, localizado entre o Distrito Federal e Goiás. De acordo com a Taxonomia do Mapeamento Geomorfológico proposto pelo IBGE, essa área encontra-se dentro do Domínio Morfoestrutural dos Cinturões Móveis Neoproterozóicos e da Região Geomorfológica do Planalto do Distrito Federal. O desenvolvimento de estudos sistemáticos das unidades geomorfológicas mostra-se relevante para a gestão dos recursos naturais e serviços ambientais. Portanto, o objetivo do presente estudo foi utilizar dados morfométricos oriundos de sensores orbitais para realizar o mapeamento das unidades geomorfológicas do Alto São Bartolomeu.
METODOLOGIA:
A partir de um Modelo Digital de Elevação da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com resolução de 90 metros foram gerados parâmetros derivados como a declividade e as curvaturas, e combinados através de composição colorida. Nessa composição a Altimetria e a Declividade foram mantidas nos canais vermelho e verde, respectivamente. O terceiro canal deve ser composto pelo parâmetro que melhor realce as características do relevo, tendo sido utilizada a curvatura mínima, devido a seu potencial de evidenciar as porções côncavas e baixas do terreno. Na composição propostaas partes mais elevadas aparecem em tons de vermelho, as áreas com maior declividade, em tons de verde e as áreas mais rebaixadas,tons azuis. Tendo em vista esses critérios de mapeamento foi realizada a vetorização digital em tela das unidades geomorfológicas.
RESULTADOS:
O procedimento metodológico apresentado permitiu a identificação das seguintes unidades geomorfológicas: Chapadas (30,7%), Depressões Dissecadas (21,6%), Frente de Recuo Erosivo (16,6%), Mesas (0,1%), Rampas de Colúvio1(15,5%) e Rampas de Colúvio 2 (15,2%). As Chapadas situam-se nas áreas mais altas com relevo plano a suave-ondulado, bastante utilizado para a agricultura. As depressões dissecadas estão situadas abaixo do nível das demais unidades, incluindo os relevos ondulado e forte-ondulado com o encaixe das drenagens principais. As frentes de recuo são as bordas das chapadas e mesas, onde são encontrados os maiores índices de declividade e de erosão. Mesas são pequenas chapadas residuais. As rampas de colúvio são formadas pela deposição da erosão das frentes de recuo. As rampas tipo 1 são compostas por relevo suave-ondulado, também utilizados para a agricultura, enquanto as veredas e várzeas estão inseridas nas rampas tipo 2. Cada Unidade Geomorfológica identificada contêm características que favorecem diferentes tipos de uso do solo, servindo de subsídio para o planejamento ambiental.
CONCLUSÃO:
O mapeamento das unidades geomorfológicas se faz necessário para o embasamento científico da ocupação territorial. A utilização da composição colorida utilizando parâmetros morfométricos mostrou-se adequada para evidenciar as unidades geomorfológicas encontradas no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio São Bartolomeu. Esse procedimento metodológico possui potencial para o mapeamento em escala regional, podendo subsidiar futuros planejamentos ambientais e ordenamentos territoriais, além de servir como base para mapeamentos pedológicos mais detalhados.
Palavras-chave: Parâmetros Morfométricos, Unidades Geomorfológicas, Análise da Paisagem.