64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
A TEORIA DE REDES SOCIAIS UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO DAS COLABORAÇÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura 1
Itana Stiubiener 2
1. Prof. M.Sc./Depto de Educação Profissional - IFMA
2. Profa. Dra./ Orientadora - Centro de Matemática, Computação e Cognição - UFABC
INTRODUÇÃO:
Assim como no ensino presencial, as interações em ambientes virtuais de ensino são importantes, podendo ser uma das variáveis consideradas no processo de avaliação e geração de conhecimento. Estes estudos podem ser feitos através da Análise de Redes Sociais, “Social Network Analysis - SNA”. Neste campo de pesquisa se investiga como as relações entre os atores, que podem ser desde organizações a outras entidades que mantêm vínculos sociais entre si, formam padrões que podem ser analisados a fim de se entender como algumas de suas características influenciam o fluxo de informações, idéias, inovações, e até mesmo recursos materiais. A pesquisa teve como objetivo estudar e analisar as redes sociais e as tecnologias utilizadas para avaliar seus aspectos estruturais. A fim de verificar a viabilidade de aplicação destas tecnologias, análises foram feitas em um ambiente virtual de aprendizagem. Um dos principais benefícios da aproximação através de uma rede social de certos fenômenos sociais, como, por exemplo, as comunidades virtuais, é a visualização de uma estrutura de rede da qual podem ser obtidos parâmetros matemáticos que fornecem subsídios para apoiar análises qualitativas de como as interações ocorrem entre os atores, como suas relações são mantidas ou podem surgir.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica sobre redes sociais e teoria dos grafos para apoiar os procedimentos experimentais e a análise dos resultados. A obtenção dos dados ocorreu em um ambiente virtual de ensino a distância da Universidade Aberta do Piauí – UAPI. O fórum de discussão foi o recurso de interação utilizado para estudo das colaborações entre os usuários, escolha justificada por ser o mais utilizado dentro do ambiente. Para obter os dados, tivemos acesso como administradores, verificando o direcionamento e o número de mensagens recebidas e enviadas por cada participante, mas com restrições quanto a alterações no sistema. Como espaço amostral foi escolhido aleatoriamente o curso de Administração de cinco pólos e os fóruns relativos a duas disciplinas de duas turmas diferentes, resultando em vinte fóruns. O Pajek, software livre, e o MATLAB foram utilizados para construção, visualização e manipulação das estruturas das redes, assim como para aquisição dos resultados quantitativos. Os programas permitiram visualização dos dados através de matrizes, análise descritiva e estrutural, assim como demais estatísticas de redes. Os dados foram coletados e analisados aproximadamente durante cinco meses que foi o tempo de funcionamento dos fóruns.
RESULTADOS:
Constatou-se que as estruturas das redes construídas apresentaram valores baixos para as densidades, indicando que o número de colaborações entre diferentes pares de vértices foi muito menor que o máximo possível. O baixo valor calculado para o coeficiente de variação, quatro e meio por cento, mostra que as redes tendem a um padrão quanto às colaborações. Verificou-se ainda que as redes são altamente centralizadas, ou seja, possuem um único vértice central servindo como ponte para a troca de recursos entre os diferentes participantes e subgrupos, que são classificados de acordo com a função que desempenham dentro do ambiente virtual. Por este motivo as redes assumem padrão estrutural de rede em estrela. Os altos valores para os índices de centralidade de apenas alguns vértices das redes construídas indicaram o alto capital social detido por estes vértices. Além disso, a maioria dos vértices possui alto grau de saída quando comparado ao grau de entrada de recursos, ou seja, muitos enviam informações para um vértice em particular e praticamente não recebem informações. O ideal seria o oposto, onde a maioria dos vértices possuísse alto grau de entrada, mostrando flexibilidade quanto a participação no ambiente.
CONCLUSÃO:
Os resultados quantitativos se mostraram uteis para diagnosticar aspectos gerais das colaborações em fóruns de discussão, utilizados como canais de comunicação entre participantes de ambientes virtuais de aprendizagem. Concluiu-se que as redes construídas são altamente centralizadas, ou seja, considerando o número de ligações dos vértices, proximidade relativa entre vértices e intermediação entre pares de vértices, um único participante exerce a função de receber e difundir os recursos de praticamente toda a rede. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram dificuldade em relação à autoria, à colaboração e autonomia, os quais são exigidos para uma utilização eficiente dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Assim, verificou-se que a teoria e tecnologias para estudo de redes sociais podem ser utilizadas como instrumentos de diagnóstico das colaborações em ambientes virtuais. Estas informações servem como suporte à tomada de decisões pedagógicas a nível conceitual e tecnológico, por exemplo, quando se trata de questões como a incorporação de novas ferramentas ao ambiente virtual de ensino.
Palavras-chave: Redes Sociais, Ensino a Distância, Fórum de Discussão.