64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
CASA INTELIGENTE: AUTOMAÇÃO DENTRO DE CASA
Christiano Bruno Vidotti Senra 1
Helder de Araújo Barbosa 1
Izaquiel Cruz Mendes 1
Paulo Aurélio Cardoso da Silva 1
Michelle Fonseca Coelho 2
Patrício Moreira de Araújo Filho 3
1. Graduando do Curso de Engenharia de Controle Automação - Faculdade Pitágoras
2. Graduando do Curso de Engenharia de Controle Automação - Faculdade Pitágoras
3. Graduando do Curso de Engenharia de Controle Automação - Faculdade Pitágoras
4. Graduando do Curso de Engenharia de Controle Automação - Faculdade Pitágoras
5. Profa. Esp. / Orientadora - Faculdade Pitágoras
6. Prof. Dr. / Orientador - Coordenação de Pesquisa - FAMA
INTRODUÇÃO:
Os avanços tecnológicos e a globalização alteram o estilo de vida, hábitos e padrões. O ser humano está numa constante busca por comodidade e facilidades. Com a Automação Residencial é possível automatizar procedimentos que normalmente tomariam nosso tempo dentro de casa como, por exemplo, irrigar o jardim, abrir uma porta ou portão, ligar a bomba d’água, acender luzes, abrir cortinas, controlar equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos diversos e até mesmo alimentar seu animal de estimação. A presente pesquisa objetiva contribuir de forma relevante para as residências de classe média em São Luís.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa quanto à finalidade será qualitativa devido ao fato de não existir um único imóvel na cidade de São Luís – Ma que possua automação 100% instalada. Por outro lado analisaremos os dispositivos empregados em 10 imóveis semi-automatizados para fins de estabelecimento do modelo padrão para uma casa inteligente de baixo custo. Essas análises serão obtidas por meio de tratamento de dados em planilhas Excel for Windows 2010, onde empregaremos modelos de Média Móvel Exponencial para a predição de custos.
RESULTADOS:
Através dos resultados obtidos verificou se que 40% dos imóveis avaliados os custos de automação representam 4,8% do valor do imóvel, 30% os custos foram estimados em 4,26% e 20% apresentam custo de 3,68%. Verificou se que os imóveis apresentam dispositivos de automação que envolve a tecnologia de infravermelho (100%), Wi-Fi (72%), vibração sonora (13%) e o 3G (80%). Ao avaliarmos o desempenho dos imóveis foi possível constatar que 75% deste apresentavam indicador de satisfação do usuário próximo de 95% , com erro de 1%, 20% ficaram em uma posição mediana próximo a 75%, com erro de 1%, e 5% não apresentaram indicador de satisfação desejado pelos proprietários, tem nível de satisfação de 47%, com erro de 1%.
CONCLUSÃO:
Nas análises feitas a partir deste trabalho foi possível observar que a representatividade dos dados coletados foi suficiente para revelar que os avanços tecnológicos e a globalização são de extrema importância em nossas vidas, por estarem cada vez mais alterando nosso estilo de vida. Vale ressaltar ainda que com a automação residencial é possível automatizar procedimentos disponíveis no mercado que oferecem soluções de automação residencial, porém, por se tratarem de sistemas proprietários, quase sempre o custo de implementação e manutenção é elevado.
Palavras-chave: Automação residencial, Casa inteligente, Tecnologia.