64ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS |
Ylla Grasielle Santos Alves 1 Grayce Kelly Alves Santos 2 Celso José Viana Barbosa 3 Tiago Nery Ribeiro 4 |
1. Depto. de Física - UFS 2. Depto. de Física - UFS 3. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Física - UFS 4. Prof. Msc./Orientador - Depto. de Física - UFS |
INTRODUÇÃO: |
Notadamente uma das dificuldades encontradas pelos professores em sua ação pedagógica é a avaliação. Em nossas observações, as metodologias de ensino adotadas por grande parte dos professores de Física estão ligadas ao uso de técnicas matemáticas, ou simplesmente “fórmulas”, sem nenhuma ligação com o cotidiano do aluno. Dessa forma, o aluno apenas memoriza o conteúdo, sem buscar relações com conceitos já aprendidos pelos mesmos, provocando assim uma aprendizagem sem significado. Assim, são necessários novos métodos de avaliação que priorizem a participação ativa do aluno. Um destes, que valoriza essa participação, são os mapas conceituas que, além do professor poder avaliar o aluno, ainda pode identificar quais foram os conceitos de sua aula que o mesmo não pode compreender. Segundo Moreira (2005) os mapas conceituais são propostos como estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa. Este trabalho teve como objetivo analisar os mapas conceituais referentes às Leis de Newton confeccionadas por alunos do ensino médio. Vale ressaltar que os mesmos não tinham conhecimento inicial desta ferramenta e que através dos diagramas conceituais foi possível observar algumas falhas na aprendizagem deste conteúdo que na avaliação tradicional não é possível perceber. |
METODOLOGIA: |
Podemos definir mapas conceituais como diagramas que mostram as relações entre os conceitos que uma pessoa pode dar para um determinado assunto (NOVAK e GOWIN, 1989). A metodologia utilizada para avaliar a aprendizagem dos conceitos referente às Leis de Newton foi à construção de mapas conceituais confeccionados por 30 alunos do 1º ano do ensino médio da rede pública do município de Itabaiana/SE. Durante as aulas utilizamos os mapas conceituais como estratégia de ensino e como forma de exemplificação de utilização dos mesmos. Após isto, os alunos construíram os seus próprios mapas, os quais foram analisados por nós. Para o diagnóstico dos mapas conceituais confeccionados pelos alunos, foram utilizados alguns critérios de análise que são eles: conceitos, inter-relações entre conceitos e estrutura do mapa (MORENO et al., 2007). A partir destas características fizemos também uma análise através da taxonomia topológica de Novak e Cañas (2006), na qual classificam os Mapas Conceituais em níveis de 0 a 6. Assim, foi possível realizar aulas baseadas nos erros conceituais dos alunos, com o intuito de sanar as dúvidas relativas nas ligações entre os conceitos apresentados. |
RESULTADOS: |
A análise dos mapas conceituais nos possibilitou identificar dificuldades e distúrbios de aprendizagem expostas por alguns alunos na construção de modelos mentais, como por exemplo, inércia, que geralmente podem não ser percebidos em uma avaliação tradicional. Apesar dos mesmos não terem trabalhado com mapas conceituais anteriormente, observou-se que eles conseguiram expor os conceitos sobre as Leis de Newton de maneira hierarquizada, ao mesmo tempo apresentavam inter-relações entre os mesmos. Notamos que dos mapas observados, apenas seis alunos conseguiram apresentar todas as palavras de ligação, com duas ou mais ramificações, no restante predominou conceitos com explicações longas, o que podemos classificar de acordo com a taxonomia topológica de Novak e Cañas (2006) como nível 2. Com a utilização dos mapas foi possível observar também que alunos não conseguiram construir uma relação entre as Leis de Newton revelando, assim, a necessidade de ressaltar as relações significativas entre os conteúdos ensinados. |
CONCLUSÃO: |
A introdução de novas estratégias de avaliação no contexto escolar tem proporcionado benefícios aos estudantes no processo ensino-aprendizagem, principalmente na disciplina de Física. Os Mapas Conceituais mostraram-se um instrumento valioso de avaliação para os estagiários, pois através deles foi possível identificar se os conceitos abordados em sala foram assimilados de maneira significativa pelos alunos. Os mapas conceituais também podem proporcionar uma avaliação da própria metodologia empregada em sala, demonstrando-se uma estratégia que pode auxiliar de forma significativa no efetivo exercício da profissão de professores que estejam atuando-nos diversos níveis da educação não só como meio de avaliação do aluno, mas de todo o processo de ensino e aprendizagem. Esperamos, a partir dos objetivos aqui colocados, contribuir para a utilização do mapa conceitual como instrumento a favor da aprendizagem, na busca de uma avaliação que seja formativa, permitindo assim ao professor retornar, redirecionar e ajustar todo o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar esse propósito defendemos a ideia da formação continuada como inerente ao exercício profissional do professor visando a levá-los a uma prática transformadora, vinculada a uma reflexão sobre a ação. |
Palavras-chave: Mapas conceituais, Aprendizagem significativa, Leis de Newton. |