64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
FAMÍLIA E ESCOLA PARCERIA QUE DEU CERTO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE.
Maria Madalena Barros de Oliveira 1
1. Profa.especialista em Educação Especial-PCR
INTRODUÇÃO:
A parceria Família e Escola sempre foi um elo importante no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança. É preciso, portanto, que a família, cumpra os seus deveres e que a Escola faça valer sua proposta pedagógica, para que ambos possam atingir seus objetivos. Conforme a Declaração de Salamanca (Espanha, 1994), “Toda pessoa com deficiência tem o direito de manifestar seus desejos quanto a sua educação, na medida de sua capacidade. Os pais têm o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação que melhor se ajuste às necessidades, circunstâncias e aspirações de seus filhos”. Sendo assim, o referido projeto objetivou sensibilizar e orientar familiares de alunos especiais com relação às técnicas e estratégias pedagógicas a serem utilizadas fora do ambiente escolar. O mesmo teve como relevância contribuir para melhoria do desempenho escolar das crianças com deficiência, bem como desenvolver a credibilidade dos pais em relação às potencialidades reveladas de seus filhos veiculadas no “lócus” privilegiado do saber.
METODOLOGIA:
O presente trabalho é fruto de um projeto de sensibilização e orientação desenvolvido em uma escola da Rede Municipal do Recife, na sala de atendimento aos alunos especiais, pela professora itinerante, em parceria com a família. Foram selecionados cinco alunos com deficiência, que não estavam conseguindo evoluir satisfatoriamente suas potencialidades em relação ao seu desempenho escolar. O projeto foi dividido em duas etapas: Na primeira, foi realizada uma entrevista com os responsáveis pelas crianças especiais, para escolha de quem iria dar esse suporte; Na segunda etapa foram trabalhados com os familiares eleitos, os temas: Respeito à Diversidade, Aceitações das Limitações da Pessoa com Deficiência, Técnicas e Estratégias para Auxiliar a Aprendizagem dos Alunos, atendendo assim as suas especificidades. Os materiais utilizados foram textos, livros, jogos pedagógicos, alfabeto móvel, objetos de formas e texturas diferentes, papel ofício, sucatas, bola de gude, folhas coloridas, gravuras, imãs, ioiô, caderno, giz de cera e lápis. A culminância do trabalho se deu no término do ano letivo, quando foram feitas as comparações do desenvolvimento escolar do aluno no início e término do projeto.
RESULTADOS:
Pesquisas, estudos e experiências realizadas no Brasil e no mundo, demonstram que os alunos com ou sem deficiência, dentro de uma educação inclusiva, aprendem melhor quando contam com apoio de seus familiares, aumentando sua auto-estima, interesse escolar, relacionamento com seus professores e colegas. Pudemos constatar que sem a ajuda dos familiares o processo ensino-aprendizagem torna-se muito mais difícil e, que o interesse pela aprendizagem e realização das tarefas, em casa e sala de aula, foi aumentando gradativamente à medida que os encontros foram se tornando mais freqüentes. Conseqüentemente os pais ficaram mais satisfeitos ao perceberem que seus filhos, também conseguiram aprender, mesmo possuindo um ritmo e tempo de aprendizagem diferente dos demais colegas de turma. Percebemos que com o desenvolvimento das atividades, os alunos foram sentindo menos dificuldades e, melhorando seu desempenho escolar.
CONCLUSÃO:
Concluímos que não basta apenas a escola ser considerada inclusiva, se não for oportunizado o apoio a família destes alunos. Sem essa parceria tudo não passará de uma falsa inclusão. Atentamos durante o desenvolver dos trabalhos, que a falta de informações dos pais favorece atitudes de discriminação, e de descrença no desenvolvimento escolar de seus próprios filhos. A proposta foi trabalhar com esses familiares, para suprir as necessidades de seus filhos. Tal parceria favoreceu a aquisição de conhecimentos e inclusão verdadeira dos alunos portadores de necessidades especiais. Faz-se necessário respeitar o novo paradigma educacional, mudar percepções, valores, e abrir espaços para a diversidade.
Palavras-chave: Inclusão, Família, Pessoa com Deficiência.