64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA COMUNIDADE DO BAIRRO ESTADOS UNIDOS EM UBERABA/MG
Marcela Cristina de Faria 1
Sandra Mara Dantas 2
1. Depto. de História – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
2. Profa. Dra./Orientadora – Depto. de História – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa objetivou a recuperação dos aspectos sócio-históricos do bairro intitulado “Estados Unidos”, localizado na região central de Uberaba-MG. Considerando a especificidade e significado do bairro no conjunto da cidade, a intencionalidade e relevância do trabalho se complementaram à idéia de investigar as representações e práticas constituintes que materializam a identidade social neste espaço bem como fomentar e desenvolver pesquisas que envolvam o campo universitário e estudantil local e produzir materiais destinados às instituições educacionais sobre manifestações culturais e históricas do bairro.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada erigiu-se pela dimensionalidade dos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural privilegiando quatro instituições emblemáticos do bairro – que são exatamente: Sanatório Espírita; Igreja do Rosário; Grupo Escolar Brasil e Praça Afonso Pena (intitulada “Praça da Gameleira”). Contou-se com o levantamento de dados nos centros de pesquisa existentes na cidade: Arquivo Público de Uberaba, Conselho de Patrimônio Histórico de Uberaba, Prefeitura Municipal, dentre outros. A produção dos memorialistas, artigos da imprensa local e iconografia acabam por constituir uma complementaridade, por permitir acessar aspectos reveladores das experiências (sociais, culturais, simbólicas) dos moradores. Após o levantamento da documentação, passou-se ao cruzamento dos diferentes dados, categorizando-os e utilizando procedimentos de pesquisa documental e análise de imagens para em seguida, elaborar relatório analítico que apontou as múltiplas histórias e memórias do bairro Estados Unidos em Uberaba/MG.
RESULTADOS:
As consultas ao acervo do “Arquivo Público de Uberaba” (APU) para levantamento de fontes (escritas e fotográficas), a leitura de referenciais teóricos e de memorialistas gerou a produção de material didático pedagógico para as aulas de História na educação básica a respeito da história do bairro “Estados Unidos”, localizado na cidade de Uberaba. O texto produzido constitui material de referência para outras possíveis pesquisas sobre certas áreas do bairro, permanentes ou não nos dias de hoje. Outrossim, produziu-se textos sobre espaços específicos do bairro que marca(m/ram) a identidade de sua população, a saber: o Grupo Escolar Brasil, o Sanatório Espírita, a Igreja do Rosário e a Praça da Gameleira (Concha Acústica ou Afonso Pena). Assim, tanto as continuidades e descontinuidades neste adquiriram discussões diversas, que resultaram não só nos sentidos atribuídos dos sujeitos ao espaço, mas também a reconstituição da história permeada por este. Num pequeno traçar entre a Igreja do Rosário e o Grupo Escolar Brasil, a reorganização dos sistemas vigentes e a representação são grandes marcas das confluências de cada contexto. Já a Praça Afonso Pena e Sanatório Espírita de Uberaba, a ligação espaço-imaginário social-interiorização existentes revelam apropriações e peculiaridades dentro de um mesmo território, que acabam por construir identidades específicas.
CONCLUSÃO:
As discussões permeadas pelo projeto visaram a correlação entre os espaços urbanos do bairro existente em Uberaba/MG, intitulado “Estados Unidos”, o imaginário social e a construção simbólica dos sujeitos. Percebemos que o bairro, em determinados espaços, adquiriu sentidos únicos devido às suas correlações históricas ou simbólicas na constituição dos sujeitos. Assim, esses espaços constroem diferentes representações, aspirações, memórias e identidades. Desta maneira, a singularidade deste projeto foi o desvelar sentidos atribuídos a esses espaços e, num todo, revelar a notabilidade do grande bairro Estados Unidos. Soma-se a isso a importância da pesquisa em História, seja pelo seu cunho crítico, seja pelo cunho de preservação. Determinar o “por que”, “para quem”, garante não só as possibilidades permeadas pela época; garante principalmente a história para além das estruturas sociais. O imaginário social empreende sua formulação ao organizar num sistema polivalente de estruturas a sua expressão simbólica. Seu dinamismo permite ou não na estrutura social a sua permanência e ou desintegração. Sendo essas partes constituídas de um todo – que é o bairro – e tendo a validação de que o homem se constitui pela consciência de sua história e as construções de seu envoltório, pode-se coexistir/trazer à tona a noção de “sujeitos históricos” e contribuir com a reavaliação das projeções vivenciadas no âmbito social.
Palavras-chave: Uberaba;, Bairro Estados Unidos;, Memórias e identidades..