64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
HERBÁRIO DO COLÉGIO ESTADUAL OLEGÁRIO ABREU MEMÓRIA: UMA AMOSTRA TAXONOMICA DA DIVERSIDADE VEGETAL DO SERTÃO DE NOVA RUSSAS
Antonio Carlos Leonardo Gomes 1
Antonio Janilson Farias de Sousa 2
Lucas Lopes de Oliveira 3
Josiel Ribeiro de Sousa 4
Cândida Ferreira Neto 5
Antonia Paloma Araújo Ferreira 6
1. Professor de Biologia /Especialista em Educação Ambiental/ Orientador
2. Aluno de Ensino Médio do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória
3. Aluno de Ensino Médio do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória
4. Aluno de Ensino Médio do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória
5. Aluno de Ensino Médio do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória
6. Aluno de Ensino Médio do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória
INTRODUÇÃO:
A caatinga, único ecossistema exclusivamente brasileiro, nos surpreende por sua enorme riqueza vegetal; ocupando cerca de 11% do território nacional abrangendo os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Minas Gerais. Possui uma vegetação basicamente constituída por espécies lenhosas e herbáceas, de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos, perdendo suas folhas no início da estação seca (caducifólias), cactáceas e bromeliáceas. A grande variedade de espécies, nativas ou não, utilizadas como alimento ou até mesmo fazendo parte da medicina popular, são conhecidas na maioria das vezes por nomes populares atrelados ao senso comum. Este estudo objetivou mostrar dados científicos relevantes para um entendimento das características, nomes científicos, funções e origens das espécies apresentadas no herbário. Entretanto, a partir do conhecimento aprimorado das particularidades biológicas das espécies pesquisadas, buscou-se enfocar também a valorização da ampla diversidade vegetal do semiárido, sem desconstruir a importância da cultura popular.
METODOLOGIA:
A realização deste projeto ocorreu de forma contextualizada, uma vez que sensibiliza os alunos na busca de conhecimentos do cotidiano junto às suas comunidades de origem, a partir de conversas com populares , ouvindo relatos de suas experiências do contato com as diversas espécies de vegetais presentes na caatinga. A partir deste contexto, o projeto teve sua execução iniciada com os estudos na disciplina de Biologia do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória (CEOAM) durante as semanas que antecederam a Semana de Arte, Cultura e Ciências (SEAC), com ênfase sobre Taxonomia e Reino Plantae. Em um primeiro momento, os alunos buscaram coletar dados em suas localidades de origem sobre plantas utilizadas como recurso alimentício, medicinais ou até mesmo aquelas consideradas nocivas à saúde humana. Trazidas essas informações à sala de aula, dedicaram-se à pesquisa dos nomes científicos de cada espécie e a coleta de cada vegetal para preparação das peças do herbário. A culminação do projeto ocorreu com a apresentação à comunidade, durante a feira de Ciência e Cultura da escola, com um herbário criado pelos próprios alunos com informações sobre algumas espécies vegetais mais conhecidas no semiárido da região de Nova Russas, no Ceará.
RESULTADOS:
Durante esse levantamento taxonômico inicial, foram coletados exemplares de 27 diferentes espécies, todas pertencentes ao grupo das angiospermas, apresentando diferentes potenciais de utilização, dentre eles podemos citar o potencial medicinal, alimentício e forrageiro. Desta forma, foi possível conhecer detalhes mais aprofundados sobre as características fisiológicas das espécies coletadas, e exercitar de forma prática as regras utilizada pela taxonomia vegetal, não esquecendo de ter como foco o trabalho de preservação ambiental e o manejo adequado de cada espécie.
CONCLUSÃO:
O trabalho realizado permitiu evidenciar em termos biológicos, a grande diversidade botânica da caatinga; o que resulta em múltiplas possibilidades de utilização de suas espécies vegetais disponíveis, dentre estas possibilidades podemos mencionar o potencial forrageiro, madeireiro, medicinal, etc. A partir da coleta informações sobre as diferentes espécies vegetais e confecção do herbário, foi possível também, aprimorar conceitos da cultura popular aplicados aos vegetais utilizados na pesquisa; o que possibilitou não só o conhecimento técnico-científico sobre plantas bastante conhecidas do semiárido na região de Nova Russas, como a difusão de uma consciência ecológica cidadã nas diversas comunidades de cada aluno, fazendo com que eles percebam a importância da preservação meio ambiente.
Palavras-chave: Caatinga, Preservação, Taxonomia.