64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 2. Economia Doméstica
OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS ILPI's DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO E AS POSSIBILIDADES NA PARCERIA COM O CURSO DE ECONOMIA DOMÉSTICA DA UFRRJ
Natália Nogueira de Barros de Abreu 1
Rodrigo Senna Santos 1
Jorge Luiz de Góes Pereira 2
1. Depto de Economia Doméstica e Hotelaria - UFRRJ
2. Prof. Dr/ Orientador – Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
Com o aumento da expectativa de vida na sociedade moderna, há o aumento expressivo de idosos e o surgimento de necessidades diferenciadas para o atendimento dessa população. Este artigo é parte do projeto “Promoção da qualidade de vida dos idosos através da melhoria dos serviços das Instituições de Longa Permanência de Idosos na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro/PROEXT 2010” e tem por objetivo analisar os serviços prestados pelas Instituições e a atuação do Economista Doméstico nessas Instituições.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em seis Instituições de Longa Permanência de Idosos, na zona oeste do Rio de Janeiro, nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Sepetiba. Como instrumento de levantamento de dados foi utilizado questionários estruturados, com questões direcionadas aos gestores, aos funcionários e observações de campo durante diferentes fases da pesquisa.
RESULTADOS:
Apesar da necessidade de ILPI’s que proporcionem uma melhoria na qualidade de vida dos idosos institucionalizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, as dificuldades encontradas, como o baixo apoio financeiro do Governo Estadual e Municipal, a dificuldade das Instituições em manter funcionários e a falta de mão-de-obra especializada no atendimento aos idosos, como os Cuidadores de Idosos, têm representado entraves a organização e desenvolvimento de atividades que promovam a ocupação dos idosos, cuidados com os mesmos e qualificação profissional dos funcionários em áreas como a lavanderia e a cozinha. Por sua vez, o Curso de Economia Doméstica da UFRRJ vem desenvolvendo habilidades que corroboram no equacionamento dos problemas apresentados pelas ILPI’s em relação à capacitação de profissionais de lavanderia e cozinha, assim como na organização de atividades de recreação e lúdicas, favorecendo a melhoria da qualidade de vida dos idosos.
CONCLUSÃO:
Observa-se que as ILPI’s da Zona Oeste do Rio de Janeiro enfrentam muitos problemas de funcionamento, principalmente nas áreas de lavanderia e cozinha. Contudo, a atuação dos profissionais de Economia Doméstica junto a essas Instituições representou a melhoria dos serviços prestados por elas. Os cursos de capacitação desenvolvidos pelos estudantes e professores do Curso de Economia Doméstica da UFRRJ, ao longo da pesquisa, contribuíram para uma maior eficiência dos profissionais de cozinha e lavanderia das ILPI’s, demonstrando uma maior aproximação e envolvimento da UFRRJ com os problemas enfrentados por elas.
Palavras-chave: ILPI's, Qualidade, Melhorias.