64ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MUSICALIZAÇÃO DE PROFESSORES DO SUL E SUDESTE PARAENSE |
Jane Lino Barbosa de Sousa 1 Alexandre Silva dos Santos Filho 2 |
1. Bolsista de Extensão do Projeto: Forma Sustentável dos Instrumentos Musicais - UFPA/Marabá 2. Prof. Dr./ Orientador - Núcleo de Arte Educação do Sul e Sudeste do Pará -UFPA/Marabá |
INTRODUÇÃO: |
Em agosto de 2008 a Lei Federal nº 11.769, passou a prescrever que o ensino de música obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular do ensino de artes, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96 para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Todavia, compreendemos que a musicalização seja a educação acerca dos sons, entendida sob os aspectos dos elementos e das propriedades dos sons, basicamente, a tudo o que se refere a ele. Porém, a situação que se apresenta no município de Marabá/PA e seu em torno é que os docentes lotados para ensinar arte, não possuem formação especifica em arte. O Núcleo de Arte Educação do Sul e Sudeste do Para cria o Programa Rede Arte na Escola (Programa de Extensão), a fim de possibilitar a formação docente em Arte Educação por meio do curso FAE (Formação em Arte e Educação). O principal objetivo da musicalização no curso FAE é propor o estudo acerca dos sons, por meio das atividades lúdicas e rítmicas, promovendo a educação dos sentidos dos participantes. Nesse sentido, a educação sonora passa a ser vista como fundamento importante para que se construa um olhar crítico acerca dos sons e ruídos no mundo imediato. |
METODOLOGIA: |
Três eixos são abordados na metodologia, desdobra-se a partir da abordagem triangular: produção, reflexão e apreciação. Visando a realização do fazer contextualizado e da recepção no alcance da reflexão, parte-se por meio do desenvolvimento dessa abordagem para a prática e emprego na musicalização da exploração e descoberta do mundo sonoro dos participantes. Os eixos ligam-se entre si e conduzem uma teoria (no âmbito da música) e da prática para que se constitua elo entre a forma e o conteúdo, uma vez que os estudos sobre os fundamentos da música e o aspecto metodológico sobre o ensino dessa arte, já constitui o próprio trabalho pedagógico que mexe e inscreve o professor nesse modo de fazer e ensina música. O entendimento da arte musical no tempo histórico possibilita mostrar ao professor sua relação com o contexto da arte e o seu processo de alfabetização estético-musical. Esta conexão espaço/temporal permite vislumbrar a produção da arte regional, nacional e internacional, já que o NAESSP/ARTE NA ESCOLA possui disponível na UFPA material didático/pedagógico necessário capaz de fomentar práticas do ensino da arte musical no âmbito individual e coletivo e o seu desdobramento na escola. |
RESULTADOS: |
Com base nas atividades que se realizam na musicalização de docentes, buscamos desenvolver a principal característica da arte, a criatividade. Sem esquecer a estética e percepção auditiva, pois ambas realizam o papel de promover junto ao professor/educando o conhecimento acerca dos elementos da música. No processo de musicalização dos docentes/alunos surgiram dificuldades de compreensão musical, já que a metodologia aplicada revelava certo grau de dificuldade pedagógica, o que mostra que ensinar e aprender música na escola não é algo presente no cotidiano dos mesmos. Notou-se que a música se faz presente na vida dos professores, mais inteligível se ver a forma de apropriação dos recursos disponíveis para a realização da musicalização, e o quanto mais ela se ausenta do meio cultural do docente maior é a dificuldade de ser compreendida a sua relação com a musicalização. A música é grande demais, ela está em todo canto e é preciso ser entendida, estudada e se vincular a uma experiência com o som. De várias maneiras a música se faz presente na vida do ser humano, e é necessária uma compreensão dessa arte, de modo que as pessoas tenham um olhar crítico, uma percepção estética educada e principalmente venham a produzir apreciar e refletir sobre música. |
CONCLUSÃO: |
As composições, improvisações e interpretações são produtos da linguagem musical, buscando mais e mais diversificar a construção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das suas próprias produções e as dos outros. Esse projeto desenvolveu a linguagem musical e seus objetos de composição, bem como ampliação a relação da música com a ludicidade, suas propriedades sonoras e seus elementos musicais. A música na escola e o processo de abordagem musical pela abordagem metodológica triangular de Ana Mae Barbosa estudada por Pillar e Vieira (1992): produzir, refletir e contextualizar. Verificou-se então que após um conjunto de exercício os professores/alunos do curso FAE conseguiam responder às atividades rítmicas, resultando em sensibilização para e com os elementos musicais. Percebe-se que a música contribui de forma incondicional para a formação do ser humano, para com a formação dos valores culturais e sociais. Sendo assim, compreendemos que a musicalização, não deve ser privilégio apenas dos futuros músicos, mas um benefício de todos e independente da classe social. |
Palavras-chave: Arte-educação, Musicalização, Professores de Arte. |