64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS NA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA.
Wellyandra Costa dos Santos 1
Natália Rocha de Jesus 1
Francisca das Chagas Costa Oliveira 2
Amanda Mara Teles 2
Itaynara Lobato Dutra 1
Adenilde Ribeiro Nascimento 3
1. Departamento de Biologia – UFMA
2. Depto.de Tecnologia Química - UFMA
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Tecnologia Química – UFMA
INTRODUÇÃO:
Os alimentos vendidos nas ruas, tais como as bebidas não alcoólicas, representam um problema de saúde pública, já que muitas vezes são preparadas e vendidas sem as condições de higiene adequadas, podendo colocar em risco a saúde do consumidor. Alguns fatores como utilização de água contaminada, acondicionamento e comercialização sem refrigeração, manipulação insatisfatória, podem favorecer a contaminação e deterioração desses alimentos. Neste contexto, esta pesquisa objetivou avaliar as condições higiênico-sanitárias de bebidas não alcoólicas, tais como: o açaí, caldo de cana, guaraná da Amazônia e sucos de frutas in natura comercializados por ambulantes na cidade de São Luís/MA utilizando a técnica do Número Mais Provável (NMP) de coliformes a 45ºC como indicador das condições higiênico-sanitárias.
METODOLOGIA:
As coletas foram feitas no período de 16 de março de 2011 a 17 de junho de 2011. Para a determinação do Número Mais Provável (NMP/ml) de coliformes a 45ºC foi utilizada a técnica dos tubos múltiplos com incubação a 35ºC/48h. Após a leitura, a partir dos tubos considerados positivos transferiu-se alíquotas da cultura para o Caldo E.C com posterior incubação a em banho-maria a 45ºC/24h. A determinação do NMP de coliformes a 45º C foi feita com auxílio da tabela de Hoskins.
RESULTADOS:
Das 22 amostras de açaí analisadas, 99% estavam contaminadas com coliformes a 45ºC, com valores variando entre 150 a 2400 NMP/mL estando impróprias para o consumo segundo os padrões de qualidade exigidos pela RDC Nº 12/2001 ANVISA (padrão 100 NMP/g ou mL). No que se refere às amostras de caldo de cana (n = 15), 100% apresentaram-se contaminadas, com valores de NMP de 2400. No que se refere às amostras de guaraná da Amazônia (n = 9), 66,4% apresentaram valores acima dos padrões de qualidade exigidos pela legislação vigente. Do total de amostras de suco in natura (n = 30) analisadas, somente, 30% estavam fora dos padrões estabelecidos pela ANVISA, e 70% estavam de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pela referida legislação.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que, sob o ponto de vista sanitário, 67,1% das amostras das bebidas não alcoólicas comercializadas por ambulantes na cidade de São Luís/MA apresentaram condições higiênico-sanitárias insatisfatórias. Recomenda-se portanto, a aplicação mais efetiva dos princípios de higiene e sanitização na produção das mesmas, visando oferecer produtos com qualidade aceitável.
Palavras-chave: Bebidas não alcoólicas, Coliformes a 45ºC, Qualidade microbiológica.