64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
UMA ABORDAGEM SOBRE COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNTAMENTAL SOBRE GRÁFICOS
Maria Betânia Evangelista da Silva 1
Paulo Marcos Ribeiro da Silva 2
1. Professora da Prefeitura Municipal de Olinda
2. Professor da Prefeitura Municipal de Ipojuca
INTRODUÇÃO:
Com as transformações sociais e os avanços tecnológicos apresentados nos últimos anos, à utilização de informações estatísticas se torna mais presente e necessária na nossa vida. A estatística é o conjunto de métodos e técnicas para o planejamento, coleta, organização, apresentação, análise e interpretação de dados. Dessa forma, optamos em desenvolver esse estudo pela necessidade de se apropriar mais dos conceitos e práticas sobre a temática, pois é muito evidente o uso de gráficos no nosso cotidiano. Basta abrir um jornal, uma revista ou mesmo assistir a televisão para perceber a sua utilização, com o objetivo de passar informações de forma precisa, resumida e que seu entendimento chegue a um maior número de pessoas. Nesse sentido, a pesquisa teve como finalidade verificar se os alunos têm condições de interpretar e ler as informações representadas graficamente. Uma vez que, é de fundamental importância que os estudantes sejam capazes de interpretar as informações presentes em gráficos e tabelas, bem como fazer hipóteses e elaborar questionamentos a respeitos das mesmas. Com isso, podemos perceber como é essencial a busca por informações capazes de promover o processo de ensino-aprendizagem, que influenciará significativa na vida dos alunos.
METODOLOGIA:
Para a realização do presente estudo, participaram 40 crianças do 5º ano do ensino Fundamental de duas escolas da região metropolitana do Recife, sendo uma da rede pública de ensino de Olinda e outra filantrópica que fica localizada na cidade de Igarassu. Para a coleta de dados aplicamos um questionário, o qual apresentava 3 questões, com um tipo de gráfico para cada questão (gráfico de colunas, de setores e de linha, respectivamente), onde os estudantes tiveram que interpretar as informações representadas em cada gráfico e responder as questões solicitadas. Cada gráfico continha cinco perguntas, as quais foram organizadas de acordo com as cinco categorias a seguir: variabilidade dos dados, ponto máximo, ponto mínimo, localização de frequência a partir de uma categoria, e comparação entre dados. Para efeito de análise, verificou-se a quantidade de estudantes que acertaram cada pergunta relacionada à interpretação de cada gráfico, bem como analisamos qual tipo de gráficos os alunos apresentaram melhor desempenho. Embora a pesquisa tenha sido realizada com duas escolas diferentes, consideramos os dados como sendo um único grupo.
RESULTADOS:
A partir das análises das informações coletadas, constatamos que os alunos obtiveram um desempenho satisfatório com relação aos acertos do questionário, apresentando 69,33% de respostas certas. As categorias que apresentaram alto índice de acertos por parte dos estudantes foram de ponto máximo, ponto mínimo, ambos com 92,5% de acertos. E localização a partir de uma categoria, com 82,5% de respostas certas. Independentemente do tipo de gráfico os resultados foram considerados elevados. Assim, podemos dizer que para esses tipos de categorias os estudantes não apresentaram dificuldades para responder as perguntas solicitadas. Com relação à categoria de comparação entre dados, verificou-se que o desempenho dos alunos foi regular, tendo apresentado 55,83% de acertos. Já em relação ao desempenho dos alunos nas perguntas na categoria de variabilidade dos dados, observou-se um rendimento insatisfatório, apresentando apenas 21,60% de respostas certas. No gráfico de linha, foi o que os alunos conseguiram apresentaram melhor índice respostas certas para esse tipo de categoria. No gráfico de barras, no entanto, foi o que os alunos sentiram maior dificuldades para essa categoria, pois das 40 respostas correspondente a esse tipo de categoria, apenas 5 foram respondidas corretamente.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos a partir desse estudo mostram que os alunos são capazes de interpretar informações presentes em diferentes tipos de gráficos, principalmente quando se trata de leitura que envolve ponto máximo, ponto mínimo e localização a partir de uma categoria. Entretanto, observou-se que os estudantes ainda sentem dificuldades para fazer comparação entre dados, e principalmente em fazer leitura com variabilidade dos dados, onde foi visto que um número muito grande de alunos não conseguiram responder corretamente as alternativas nos gráfico apresentados. Os resultados reafirmam também a importância de trabalhos sistemáticos para o desenvolvimento de um determinado conceito, no caso relacionado à interpretação de gráficos. Diante desses fatos, ressaltamos a necessidade de se abordar os aspectos que envolvem trabalhos com gráficos. No entanto, cabe ao professor fazer com que o ensino da estatística se torne atrativo e estimulante aos olhos dos alunos, para que os mesmos possam construir ideias, refletir sobre o objeto de estudo. Onde, a partir desses estudos, consigam fazer suas próprias conclusões, contribuindo assim, para a sua aprendizagem e formação intelectual do aluno, que será refletida no seu exercício em sociedade.
Palavras-chave: Interpretação de gráficos, Dados Estatísticos, Estudantes.